Ação resultou em um prejuízo na ordem de R$7 mil aos responsáveis
Materiais utilizados na pesca predatória , prática proibida no Estado, foram apreendidos às margens do Rio Caiapó, na região de Montes Claros de Goiás. A ação foi feita pelo batalhão ambiental da Polícia Militar, na sexta-feira (10). Segundo a corporação, o prejuízo foi de cerca de R$7 mil aos responsáveis pelos equipamentos.
Segundo a PM, a abordagem aconteceu após denúncia de que na região ribeirinha ocorria pesca predatória e comércio ilegal de Piraíba filhote, cuja pesca é proibida, tanto pela legislação estadual quanto pela legislação federal.
Durante vistoria e varredura na região, os policiais apreenderam cinco tarrafas; três espinhéis; duas redes, sendo uma de arrasto totalizando 300 metros, e 33 pindas para pesca.
De acordo com a PM, o rancho onde os materiais foram apreendidos fica dentro de uma área de conservação (A.P.P). Ambas as situações são proibidas por legislação estadual e federal.
Segundo a polícia, o material foi recolhido e apreendido por se tratar de utilização em pesca predatória.
Piracema: Pesca predatória fica suspensa durante quatro meses do ano em Goiás
O período da piracema vai do dia 1 de novembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022. Durante este período, a pesca predatória fica suspensa, sendo permitida apenas a esportiva – prática de pesque e solte – com licença para modalidade específica.
Os quatro meses em que a piracema vigora são essenciais para a reprodução da fauna aquática e manutenção dos estoques pesqueiros, fonte de alimento e renda para milhares de famílias em Goiás.
Por Mais Goiás