Jornalista Enio Dionatam mostra quais gestões estão com melhor transparência pública
A divulgação do ranking da transparência formulado pelo Tribunal de Contas dos Municípios revela quem são os gestores – Prefeitos e Presidentes de Câmaras de Vereadores – que se preocupam com a transparência das contas públicas e dos atos administrativos. Os critérios analisados envolvem a divulgação de receitas, despesas, folha de pagamento, relatórios contábeis, decretos, leis, licitações e no caso de câmaras, as atividades legislativas como sessões, atas, projetos e presença dos Vereadores.
Na última semana, o TCM-GO divulgou o resultado do último ranking. Treze Prefeituras e duas Câmaras de Goiás atingiram nota máxima. No Oeste Goiano, Diorama se destacou mais uma vez com nota 99,43. Iporá subiu 61 posições em comparação com a lista anterior, alcançando 96,11% dos requisitos. Israelândia também superou os 95% com grande avanço no último ano. Já São Luís de Montes Belos amargou a posição 240 entre os 246 municípios goianos.
Para o jornalista Enio Dionatam, da Impacto Assessoria, “os novos gestores entenderam que além de ser uma obrigação, ser destaque em transparência é uma ótima propaganda para os administradores que deixam claro para a população que não tem nada a esconder. Tudo que o cidadão deseja saber pode ser facilmente encontrado no site da Prefeitura”. A Impacto realiza assessoria em transparência para diversos municípios goianos, focando na melhora da nota no ranking do TCM.
No caso das câmaras, um dos resultados mais evidentes desta assessoria se deu em Piranhas. Na última avaliação, o Legislativo piranhense ocupou a posição 244 com nota 0. Neste ano, saltou para a posição 18 alcançando 95,86%. Quem recebeu nota 0 foi a Câmara de Ivolândia, que sequer tem um site no ar.
Por OG/Ratinho notícias