As vítimas identificadas como Maria Ângela Gomes Moraes e Marciro Mendes Moraes eram mãe e filho. Outra mulher morreu e pelo menos 14 pessoas foram levadas para o Pronto Socorro de Santarém.
Um dos momentos mais aguardados pelos católicos de Santarém, no oeste do Pará, foi marcado por uma tragédia. Um motorista invadiu a 28ª Caminhada de Fé com Maria atropelou e matou fieis na madrugada deste domingo (4). A fatalidade aconteceu por volta de 1h30 da manhã próximo ao quartel do 8º BEC na BR-163.
De acordo com informações de testemunhas, o motorista invadiu a pista e atingiu várias pessoas. Três pessoas morreram.
As vítimas que morreram foram identificadas como Maria Ângela Gomes Moraes e Marciro Mendes Moraes eram mãe e filho. Outra mulher não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de domingo (4).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e várias ambulâncias foram deslocadas para o local. Vídeos e fotos compartilhadas nas redes sociais mostravam várias pessoas com ferimentos graves, incluindo fraturas expostas e perda de membros.
Pelo menos 3 pessoas foram levadas ao Pronto Socorro de Santarém em estado mais grave, outras vítimas foram levadas em carros particulares e outras ambulâncias de empresas privadas. A ambulância do exército também prestou socorro às vítimas.
Três pessoas que estavam no veículo foram presas. De acordo com Samu, o motorista tinha sinais visíveis de embriaguez.
A caminhada
A “Caminhada de Fé com Maria” faz parte da programação oficial das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém.
Os fieis saíram de Mojuí dos Campos e seguiram até a Praça da Matriz, em Santarém, totalizando 37 KM. Na edição 2022, aproximadamente 200 mil pessoas participaram da Caminhada de Fé com Maria.
Diferente dos demais anos, a chegada da Caminhada não teve a festa, por conta da tragédia. O Arcebispo Dom Irineu Roman deu a benção aos caminhantes e a programação foi encerrada com muita comoção entre os católicos presentes.
Por G1