Concluída segunda etapa do Programa Ser Natureza em Sanclerlândia…

0

Sanclerlândia – Mais uma fase de recuperação do Córrego Cerrado, manancial de abastecimento público de Sanclerlândia, foi concluída. Exatamente dois anos após a conclusão da primeira etapa, nesta terça-feira (13/12) foi a vez de comemorar a conclusão da segunda etapa do Programa Ser Natureza, na qual foram feitos trabalhos de conservação do solo e recuperação de nascentes. 

Um dia de campo foi organizado para a visita a alguns dos locais em que foram realizadas as intervenções. Apesar da forte chuva durante todo o dia, mais de 50 pessoas acompanharam a visita que marcou o encerramento de mais esta fase do projeto.
Somente na Fazenda Mangabal, uma das propriedades que recebeu o programa, foram feitas melhorias em mais de 60 hectares. Segundo destacou a promotora Andréia Zanon Marques Junqueira, “este trabalho reflete o comprometimento da população de Sanclerlândia, que abraçou o Ser Natureza e está fazendo com que esta iniciativa seja modelo para todo o Estado”. 

Ainda de acordo com a promotora, as parcerias desenvolvidas ao longo desses anos têm sido fundamentais para o prosseguimento do projeto. Assim, ela agradeceu o apoio do município de Sanclerlândia, da Emater, Saneago, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima), da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e dos proprietários rurais, que aceitaram o desafio de acolher as ações em suas propriedades.

Ao detalhar as intervenções feitas nessa segunda etapa, o técnico da Emater Raimundo Moraes também ressaltou o engajamento da população local, ponderando ainda a importância da atuação da Promotoria local na defesa do meio ambiente. “Hoje nós estamos lançando sementes, que deverão germinar, graças ao envolvimento de toda a comunidade, que está preocupada com a recuperação dos recursos hídricos”. 

De acordo com o técnico, à primeira vista pode parecer que o que foi feito “estraga” a pastagem. Contudo, são intervenções de recuperação, que vão possibilitar melhor infiltração da água no lençol freático, evitar erosões provocadas pela força da água e, consequentemente, melhorar a área de pastagem. Em razão da presença de novos vereadores eleitos no dia de campo, Moraes asseverou a importância do envolvimento também do Poder Legislativo em ações como esta.

Um segundo local de visitação estava instalado próximo a uma das nascentes em que, há dois anos, o grupo havia feito o reflorestamento, em um mutirão de trabalho que concluiu a 1ª etapa do projeto no município. De acordo com o técnico da Emater local, Juscimar Barroso, já foi feito o cercamento de 29 nascentes, sendo que em 18 dessas já houve a recomposição florestal. Ao mostrar as cercas que protegem as nascentes, ele esclareceu que algumas estavam tombadas pela ação do gado, que tenta avançar para comer as folhas e capim da área, o que reforça a importância do cercamento para a prevenção ao pisoteio do gado na área de proteção permanente.

O técnico da Saneago Odair Fortes, da Gerência de Proteção de Mananciais, esclareceu que que a proteção das nascentes é fundamental para a recuperação do manancial, detalhando que foram utilizadas cerca de 40 espécies diferentes para a recuperação.

Recuperação
Ao finalizar o dia de campo, na propriedade de Januário e Júlio Andrade, o gerente regional da Emater, Colemar Pinto de Faria, fez questão de apresentar toda a equipe do órgão envolvida nas atividades do projeto, destacando que o produtor rural pode contar com o apoio técnico da Emater, que tem a missão de auxiliar o produtor rural. Ao detalhar especificamente a atuação conjunta desenvolvida junto ao Ser Natureza em Sanclerlândia, ele afirmou que já foi notado pelos produtores rurais que não houve diminuição do nível de abastecimento do Córrego Cerrado no último período de seca, como vinha ocorrendo nos últimos anos. “A natureza está se recuperando graças a ação de todos e estes resultados serão ainda melhores à medida que prosseguirmos com as ações pretendidas”, pontuou.

O supervisor de Agroecologia e Meio Ambiente da Emater, Léo Lince do Carmo, enfatizou a contribuição fundamental dos produtores rurais para a proteção do manancial. Ele destacou ainda o fortalecimento da parceria entre o MP e a Emater que, inclusive, foi reconhecida pelo MP-GO em evento realizado nesta semana – veja sobre esta homenagem no Saiba Mais. 

O coordenador do grupo de trabalho do programa Ser Natureza em Sanclerlândia, Ericson Martins de Oliveira, agradeceu ao Ministério Público, por meio da equipe da Coordenação de Apoio Técnico à Atuação Extrajudicial (Caej) e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente pelo desenvolvimento da iniciativa, a qual tem engrandecido o município. Emocionado, ele afirmou que é gratificante saber que nossas ações trarão benefícios a tantas pessoas. “Estamos vencendo gradativamente vários desafios e provando que é possível, com o apoio de todos, avançar na luta pelo meio ambiente”, avaliou. 

Antes de encerrar a cerimônia, a promotora reiterou os agradecimentos também à equipe da promotoria local e aos técnicos da Caej Maria José Soares e Juber Henrique Amaral e à assessora jurídica do Caoma, Gabriela Parrode. Um agradecimento especial foi dirigido ainda ao prefeito Walkler Rodrigues Soares, que se envolveu pessoalmente com o projeto, integrando o grupo de trabalho e não medindo esforços para que o município cumprisse as determinações atinentes a cada etapa. Ela entregou ao prefeito uma placa de homenagem, reconhecendo o trabalho dele de apoio à iniciativa.

Ao final, Andréia Zanon citou que o papa Francisco diz que é preciso construir pontes ao invés de muros. “Da mesma forma, através das parcerias e do apoio de todos, estamos construindo pontes por meio do Programa Ser Natureza”, concluiu. (Texto e fotos: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here