Gestação se deu por meio de método INVOcell, no qual o embrião se desenvolve no útero de ambas genitoras
O primeiro bebê da Europa concebido por um casal formado por duas mulheres nasceu nesta segunda-feira em um hospital situado em Maiorca, na Espanha. O menino, chamado Derek, veio ao mundo na maternidade do Hospital Juaneda Miramar. A criança tem saúde perfeita e 3,3 kg.
Derek é filho de Azahara, de 27 anos, e Estefanía, de 30. As duas recorreram ao novo sistema INVOcell. Trata-se de um aparelho que funciona como uma pequena incubadora, mas ao contrário dos de laboratório, é colocado sob o colo do útero de uma das duas mulheres, o que permite que ocorra o desenvolvimento do embrião durante os primeiros dias dentro do corpo, em vez de ser in vitro.
Azahara foi quem ingeriu a cápsula de INVOcell, segundo a rede de televisão espanhola IB3. Esta etapa do processo permitiu o início do desenvolvimento do embrião.
Uma vez desenvolvido, a INVOcell foi extraída com o embrião em seu interior e transferida para o útero Estefanía, que o carregou por quase nove meses.
— Quando me ofereceram para tê-lo no colo do útero por cinco dias, foi como se eu também o tivesse dentro de mim — disse Azahara, à IB3. O processo de gestação começou em março deste ano.
“Esse procedimento proporciona grande valor emocional pelo fato de ambas as mulheres terem compartilhado a gestação do embrião”, afirmou o Hospital Juaneda Miramar, por meio de nota publicada em seu site.
Por Agência O Globo