O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas em Goiás, nesta quarta-feira (15/01). O aviso de tempestades inclui DF e 15 estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nessas regiões, as precipitações podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Há previsão de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, disse que a previsão é que as chuvas intensas continuem até o próximo domingo (19/01). As precipitações surgem da combinação de calor e umidade.
A previsão é que ocorra formação de áreas de instabilidade, chuvas irregulares que podem vir acompanhadas de tempestades e rajadas de vento intensas.
O alerta vale para áreas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Ceará, Pará, todo o estado do Piauí, Maranhão e Tocantins.
Chuvas em Goiânia
Entre as 9h de domingo (12/01), e o mesmo horário de segunda-feira (13/01), Goiânia registrou a maior chuva em 24 horas, em 19 anos. Foram 256 mm nesses primeiros 14 dias de janeiro, sendo que o esperado para o mês era de 247,8 mm.
Nesta terça-feira (14/01), o Córrego Botafogo transbordou e deixou carros ilhados. O Cimehgo pede cautela e muita atenção no trânsito de Goiânia.
Por MG