PF cumpre mandados em Goiânia contra suspeitos de invadir sistema de Justiça para liberar presos

0

A Polícia Federal cumpre em Goiânia mandados contra suspeitos de invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para liberar presos de alta periculosidade. A chamada Operação Data Change cumpre 8 mandados de busca e apreensão na capital goiana, nesta quinta-feira (13/2).

Conforme a PF, as fraudes consistiam em alterações de dados relacionados às penas e inserção de documentos falsos. A suspeita é de que haja participação de alguns advogados.

As investigações apontaram que os suspeitos acessavam os sistemas de execução penal e de mandados de prisão geridos pelo CNJ. Eles alteravam os dados para adiantar as datas para progressão do regime de pena dos detentos. O objetivo era progredir mais rapidamente do regime fechado para o semiaberto. Quando estavam soltos provisoriamente, os apenados rompiam a tornozeleira, tornando-se foragidos da Justiça.

Entre os beneficiados com as fraudes estão condenados a mais de 60 anos de prisão e integrantes de facção criminosa. Inicialmente foram identificados 15 processos de execução de penas com indícios de fraude, mas esse número pode aumentar com os desdobramentos da investigação que está em curso.

Por MG

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here