Na manhã desta quinta-feira (18) foi realizada uma caminhada alusiva ao 18 de Maio em São Luís de Montes Belos – data que referencia o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O slogan da campanha “QUEM AMA PROTEGE” vem chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
A ação aconteceu pelas principais ruas e avenidas da cidade de são Luís e reuniu mais de 2000 pessoas entres elas, integrantes do Conselho Tutelar de São Luís, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, secretaria de Educação, Assistência Social do município, CREAS, CRAS, escolas municipais, particulares e faculdades, polícia civil e militar, igrejas, bombeiros, dentre outros.
O prefeito Major Eldecirio juntamente com a Primeira Dama e Secretaria de esporte também prestigiaram o evento, caminhando com os demais pelas ruas da cidade em defesa da criança e do adolescente.
As atividades tiveram início no dia 02 de maio com palestras nas escolas das redes municipal, estadual e particulares.
O presidente do CMDCA, Samuel Martins, fala que os índices de violência contra crianças no município, são elevados. E na oportunidade pediu a colaboração da sociedade para que denuncie possíveis casos.
“Pedimos a população se tiver alguma pessoa que saiba de alguma criança que está sendo vítima de abuso, que entre em contato com o conselho e se quiser se preservar no anonimato, sem querer procurar o conselho, ligue para o Disque 100, que automaticamente vai chegar até nós”, finalizou o conselheiro.
Mobilização para a data
O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
Fotos do evento: