Na tarde de ontem, 16, em uma reunião técnica com mais de 22 prefeitos, quatros do Estado de Tocantins, o presidente da Companhia de Investimento e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias), Enio Caiado, esteve na cidade de São Luís de Montes Belos, juntamente com um equipe técnica e também com a Federação Goiana de Municípios (FGM) para discutir a viabilização da conclusão do aterro sanitário de resíduos sólidos do consorcio intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos (Cigirs), que já está em etapa avançada na cidade de São Luís.
Na oportunidade foi discutido formas e meios para que o processo de viabilização do aterro em São Luís como em outras cidades seja mais ágil, tendo em vista que o aterro em São Luis vai atender aproximadamente 60 mil habitantes dos municípios da região que fazem parte do consórcio.
Na ocasião, prefeitos, vereadores e lideranças regionais tiveram a oportunidade de apresentar as dificuldades encontradas para saneamento em seus municípios e como podem trabalhar, em conjunto com o Governo de Goiás, para o desenvolvimento do Estado. A obra do aterro em São Luís de Montes Belos foi escolhida por já estar em etapa avançada e por ser um dos consórcios atendidos pelo corpo técnico da Goiás Parcerias para vencer entraves e viabilizar o fim dos lixões.
O prefeito de São Luís de Montes Belos, Major Eldecirio, lembrou que a questão ambiental, de saneamento, é um problema não só do Estado de Goiás, mas de todo o País. Por isso, a preocupação dos municípios na celeridade dos processos relativos aos resíduos sólidos. O diretor do Cigirs, Fabrício Teixeira, também ressaltou que além das soluções para saneamento, os municípios que conseguirem concluir os aterros sanitários, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, podem ainda levar benefícios econômicos para a população. “Lixo também é dinheiro. Têm famílias que são sustentadas pelo trabalho com reciclagem, empresários recebem pelo serviço de tratamento correto dos resíduos sólidos, há muito a ganhar”, afirmou.
Em sua fala o Presidente da Goiás Parcerias, Enio Caiado, disse, “ Sou muito Grato ao Prefeito Major Eldeciro, fez de tudo para nos atender nessa visita, parabenizar o consórcio, todos estão de parabéns, os desafios são enormes, se houver problemas estaremos aqui para resolver, quero aqui agradecer a todos os prefeitos que estão aqui presentes, a sua licença Major Eldecirio para o funcionamento do aterro vai sair rápido, pode ficar tranquilo, nós vamos brigar por todos, o Governador Ronaldo Caiado determinou para que apoiássemos o consorcio, déssemos total apoio na parte jurídica, técnica, parte ambiental, pelo que parece é a parte que está mais burocrática, estamos com 15 consórcios, vamos ter um total de 35, para poder atender a todos, já passou na câmara um lei e já foi para o senado estabelecendo limites, onde vão ser rigorosamente cobrados, então queremos que tudo fique resolvido, o primeiro prazo é 1 de agosto de 2021 para cidades acima de 100 mil habitantes, 2 de agosto de 2022 para cidade de 50 mil a 100 mil habitante e 2 de agosto de 2023 para cidades de 50 mil habitantes abaixo, espero que seja aprovado, esta é uma ideia do Presidente Bolsonaro e podem contar comigo, estamos agendando todos os consórcios de todos os prefeitos que querem falar com a gente, estamos lá as ordem para resolver os problemas, Finalizou Enio Caiado.
Participaram da visita técnica à obra do aterro sanitário os prefeitos goianos de São Luís de Montes Belos, Cachoeira de Goiás, Turvânia, Firminópolis, Jussara, Anicuns, Porangatu, Jandaia, Ivolândia, Palminópolis, Paraúna, Buriti de Goiás, Moiporá, São João da Paraúna, Nerópolis, Morro Agudo, e do sudeste de Tocantins: Combinado, Novo Alegre, Aurora do Tocantins e Lavandeira. Também estiveram presentes representantes da FGM, de Mutunópolis, Perolândia, cidade de Goiás, Israelândia, Iporá, Britânia e Aurilândia.
Fotos:
Por Ratinho Notícias/Goiás Parceria