POSSIBILIDADE DE NÃO PAGAR O FIES

0

O Fies é uma excelente alternativa para estudantes que não conseguem uma vaga em uma faculdade pública e não dispõe de recursos para arcar com as mensalidades de uma instituição particular. O crédito beneficia milhares de estudantes em todo o país, todos os anos.

Inicialmente é importante ressaltar que após a conclusão do curso superior, o aluno ainda possui o prazo de 18(dezoito) meses para que possa iniciar o pagamento do FIES.
Outra notícia importante que merece destaque é que se você cumpriu todas as obrigações na faculdade e colou grau, tem direito ao seu diploma e não tem como o Governo Federal interferir nessa questão. O não pagamento da dívida também não impede de você se inscrever em órgãos regulamentadores da profissão e trabalhar na área a qual se formou.

Mas o que acontece se não pagar o Fies? Meu nome vai para o serviço de proteção ao crédito? Terá incidência de juros? Vou ficar sem crédito na praça?
Quando você recorre ao Fies, assina um contrato com o banco — Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil — então, se não pagar a dívida, seu nome vai constar na lista de inadimplentes do Serasa.

Com o nome incluído no Serasa, você não consegue ter acesso a outros tipos de financiamento, como de imóveis e automóveis. Além disso, você não vai conseguir ter fazer cartões de crédito e nem comprar a prazo em lojas que vendem no crediário.

Se desistir do curso, tenho que pagar o Fies?
A desistência do curso antes de formar não implica no cancelamento da dívida. Nesses casos, é preciso cancelar o contrato junto ao Fies, mas o crédito já utilizado deve ser pago. Caso contrário, o nome vai ficar “sujo”, do mesmo jeito

A dívida do Fies prescreve com o passar dos anos?
Ao contrário de outros tipos de empréstimo, a dívida com o Fies não se prescreve facilmente depois de 5 anos. Então, após ficar 5 anos sem pagar o empréstimo, o nome do inadimplente continuará no Serasa e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here