Há alguns dias atrás, ainda na semana passada, ouvi falar que o coronavirus, que teve sua origem na China, havia chegado em São Luís de Montes Belos. Recebi alguns vídeos e áudios pelo aplicativo “whats app”. Se tratava de uma pessoa, que havia viajado ao exterior e retornado ao nosso munícipio. Fato esse que ainda não fora confirmado. E continua sob observação.
É notório, que o coronavirus, já migrou da China para outros países. E esta epidemia, além de trazer grande preocupação a saúde, afeta também, de forma direta a economia mundial. Nas últimas semanas podemos ver a crescente valorização do dólar, chegando ao patamar de R$ 4,69 (quatro reais e sessenta e nove centavos). Neste sentido, algumas pessoas questionam, a relação do coronavirus e a alta do dólar no Brasil?
Pois bem, estamos falando da 2ª maior economia mundial, responsável por abastecer o mundo todo com peças primárias, periféricos e itens de matéria-prima essenciais a produção de computadores, celulares, tablets e outros. Somado a isto, existe também a insegurança dos investidores face a bolsa de valores, pois ao observar a dificuldade da China em realizar transações, como compra e venda de produtos e insumos, impulsionam estes investidores a aplicar seu capital em transações mais conservadoras.
Por exemplo, um investidor deixa de aplicar seu capital em ativos de uma companhia aérea, por notar que existe uma restrição, por parte dos governos, quanto a circulação de pessoas e limitação de voos. Estas políticas de moderação quanto ao número de viagens realizadas, afeta diretamente a receita final das companhias aéreas e afasta possíveis aportes financeiros. O investidor, por sua vez, prefere alocar seu capital de forma mais conservadora, e para isto, o investimento em moeda financeira é uma boa opção, sendo dólar o maior atrativo.
Deve-se considerar ainda outro fator, pois a desaceleração do mercado mundial, ocasiona uma queda de importações e exportações no cenário global. No Brasil, este fenômeno, representa uma entrada menor do dólar e consequentemente na sua alta, pois a demanda é maior que a oferta.
Considerando estes fatores, é importante manter-se atento, ao comportamento do mercado. É certo que conseguiremos vencer mais esta epidemia. No entanto vale a pena, observar o comportamento do dólar, que certamente, impacta nos produtos que consumimos, aqui no Brasil, Goiânia e em São Luís de Montes Belos.