Mais uma semana se inicia em meio ao olhar atento da sociedade mundial face a pandemia do COVID-19. E depois de algumassuspeitas, São Luís de Montes Belos, teve seu primeiro caso confirmado no dia 02 de abril. O comércio e as escolas de nossa cidade permanecem fechados, e todos aguardamos ansiosamente as próximas definições das autoridades locais.
Enquanto isso, sabemos que alguns profissionais mesmo em casa continuam trabalhando e cumprindo suas jornadas de trabalho. É o caso dos professores que estão engajados em fazer com que os alunos não fiquem tão prejudicados em relação ao calendário acadêmico.
E para evidenciar este trabalho que muitas vezes não recebe o devido valor e atenção, convidei o Professor de Ciências Biológicas, Eduardo Dias Daniel.
1. Como um representante da classe dos docentes, vocês continuam trabalhando?
Sim, continuamos nosso trabalho, pois não estamos de férias e o barco não pode parar. Neste tempo de pandemia, adotamos um modelo especial de aulas não presenciais. Neste sentido, nós professores encaminhamos aos nossos alunos via grupos de WhatsApp, salas de bate-papo, Facebook, Instagram, grupos de Gmail, YouTube e outras ferramentas tecnológicas, os conteúdos com aulas e listas de atividades, para todas as séries do ensino fundamental e ensino médio. Interatividade e conexão são agora, nossas primordiais ferramentas de trabalho.
2. Você acredita que existe necessidade dos alunos continuarem estudando neste tempo de quarentena? Por quê?
Sim, é necessário! Afinal os estudantes não podem ser prejudicados, o estudo é uma atividade importante e de grande valia nos tempos em que vivemos. A necessidade do saber é algo que permeia a humanidade desde a sua concepção! Os estudos, mesmo que não acontecendo de forma física seguindo um modelo adequado a esta situação atual, colabora com a formação pessoal do estudante, possibilitando ao mesmo, acesso as diversas áreas de conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas impedindo-o de ficar na ociosidade.
3. Quais as principais dificuldades que o professor tem enfrentado neste período?
Vivemos em constante aperfeiçoamento e aprendizado. Neste período em que adotamos este modelo especial de aulas não presenciais, algumas dificuldades tem sim aparecido, mas não são limitadoras ao ponto de atrapalhar o processo de ensino- aprendizagem. Estas dificuldades estão ligadas principalmente a conexões lentas de internet ou até mesmo a falta de compromisso de alguns estudantes diante das atividades propostas. Saliento ainda que estes problemas também são enfrentados na sala de aula física. É de suma importância dizer que, o professor tem e está se esforçando ao máximo para garantir um ensino de qualidade aos nossos estudantes nesta situação de pandemia.
4. Como Professor de Ciências Biológicas, você acredita que o Brasil tem adotado medidas suficientes para contenção do COVID-19?
É louvável o que se tem feito. Não tenho pretensão de aqui julgar governo ou partido político algum. Mas ainda é necessário um maior entroncamento (união) dos poderes federal, estadual e municipal na tentativa de diminuir a propagação viral; ou seja, a fala de uma mesma língua precisa existir para que medidas sejam sim efetivadas.
5. Qual a sua perspectiva em relação a ascensão ou diminuição da propagação do COVID-19, nos próximos 60 dias?
Sou otimista, creio que estamos passando por um momento difícil e que logo sairemos desta situação! Temos cientistas médicos, enfermeiros, biólogos, físicos, químicos, farmacêuticos dentre outros que estão empenhados na tentativa de diminuir a propagação viral ou até mesmo de uma possível cura para tal doença provocada pelo Coronavírus. Creio que se mantermos as medidas preventivas que apresentadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) conseguiremos sim dar uma trégua ou até mesmo uma desacelerada no contágio possibilitando assim maior tempo para que pesquisas sobre este assunto sejam feitas e soluções encontradas.
6. Qual a importância do professor para a comunidade neste momento que estamos vivendo?
O professor é um mediador e favorecedor do conhecimento. Somos um ponto de referência para muitos dos estudantes que tem em casa pouco apoio familiar ou até mesmo pouca informação. Conforme Leandro Karnal, o professor tem alegrias únicas. Uma delas é ver que seu trabalho influenciou pessoas a desejarem mais e a assumirem novos desafios. Ser professor tem relação com esta esperança de horizontes novos. Nesta pandemia, nós professores somos um “mecanismo” ou até mesmo “ferramenta” de esperança aos nossos estudantes, mostrando a eles que um novo horizonte está por vir e que juntos somos mais fortes!
O professor é fundamental dentro e fora da escola, pois é um agente de formação e transformação de uma ou mais pessoas. A comunidade necessita de modelos a serem seguidos para que no futuro os alunos formados tenham uma maior capacidade de discernimento das situações que se apresentem no decorrer da vida. Sobretudo é necessário reconhecer este profissional da educação e como a atuação de cada um deles é importante em nossa sociedade ontem, hoje e sempre