HCamp de Rio Verde possui leitos exclusivos para atendimento a pacientes da Covid-19
Projeto havia sido aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa
Após ser aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a lei que autoriza a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FundaHC) a assumir a gestão dos novos hospitais de campanha (HCamps).
A lei nº 20.795 foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado no último dia 10. Os hospitais de campanha atendem a demanda de pacientes decorrentes da pandemia de Covid-19, com intuito de impedir um colapso na saúde pública do Estado.
O governo estadual deverá destinar R$150 milhões para que o FundaHC gerencie, operacionalize e atue nos HCamps. No ofício com o projeto, que havia sido encaminhado ao presidente do legislativo estadual Lissauer Vieira (PSB), Caiado pediu rapidez na tomada da decisão para que fosse assegurado com maior celeridade a criação de leitos nos HCamps. O pedido do governador foi atendido pelos parlamentares da casa.
Em abril, o Caiado conseguiu que a Casa Legislativa aprovasse com urgência o remanejamento de R$351 milhões para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) para que os hospitais de campanha pudessem receber aparelhos, materiais e insumos para o enfrentamento do novo coronavírus na capital e interior.
Os recursos estão previstos na lei que autoriza o remanejamento de verbas para despesas urgentes e imprevistos motivados por calamidade pública. O dinheiro é investido na saúde dos municípios de Itumbiara, Luziânia, Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos, Águas Lindas, Anápolis, Goiânia e Porangatu.
Por Jornal Opção