Aproximadamente, há 1(um) mês, o ministro da economia Sr. Paulo Guedes, no Fórum Econômico Mundial (FEM), realizado na Suíça e precisamente na cidade de Davos, tratou aspectos importantes que impactam diretamente o empreendedorismo brasileiro.
Das pautas abordadas, assuntos como: a redução do déficit fiscal no primeiro ano de governo e a melhoria das reformas estruturais foram pontuadas no respectivo fórum. O ministro ressaltou, que os temas são importantes para ajudar na recuperação da economia e impulsionar a geração de novos postos de trabalho.
Anteriormente à convenção de Davos, é passível trazer a memória a palestra do referido ministro em um congresso realizado pela XP Investimentos, no qual, reconhecia que o empresário brasileiro vive hoje com 03 (três) algemas, sendo elas: juros, impostos e encargos trabalhistas. Admitindo a necessidade de centrar esforços para ajudar o empresário brasileiro a superar estes longos e exaustivos obstáculos.
E qual a relação da economia nacional, com a economia de São Luís de Montes Belos?
Pois bem, o cenário de Brasília afeta de forma direta e indireta nossa cidade. Quando se discute meios de incentivo para o empreendedor através projetos de leis votados em Brasília, isto impacta diretamente no surgimento de novos empreendedores ou não; e consequentemente da criação de novos postos de trabalho ou não; em nosso município.
Cito por exemplo, o bem-sucedido caso de empreendedorismo monte belense, hoje conhecido como Encantos Brigaderia. O que começou com uma simples venda, focado em entregar produtos de qualidade, realizada entre pai e filha, mediante visitas a comércios e pontos estratégicos, resultou em um negócio promissor, que hoje atende São Luís de Montes Belos e região.
Além do esforço pessoal aplicado nesta empresa monte belense, impactaram diretamente para o sucesso deste exemplo, as políticas adotadas em Brasília que versam sob a égide do movimento empreendedor, como a facilitação da abertura de empresas, enquadramento no Simples Nacional e treinamento profissional focado em gestão de empresas fornecidas por instituições governamentais.
Decerto, existe ainda um imenso caminho a se percorrer para apoiar o empreendedorismo. Os juros são excessivos, os impostos corroem o lucro e os encargos trabalhistas são ainda um fardo para o empresário que precisa contratar e treinar funcionários.
Todavia, nossa cidade e seus habitantes, acompanham este movimento futurista, na qual novas ideias e modelos de negócios surgem a cada período. Onde pessoas normais conseguem impactar toda uma comunidade através de um sonho ou objetivo estruturado de maneira assertiva, disponibilizando novos postos de emprego e aquecendo a economia monte belense. Avante São Luís de Montes Belos.