Buriti de Goiás: ”Atualizado” Motorista da prefeitura perde controle da direção e capota caminhão carregado de areia

0

Um Motorista de um caminhão carregado com areia perdeu o controle da direção e capotou o veículo por volta das 15:00 horas de hoje, 18, na GO 326, próximo a cidade de Buriti de Goiás.

Segundo informações o motorista identificado por Edjalmo Ferreira de Paula, funcionário da Prefeitura Municipal de Buriti de Goiás, conhecido na cidade pelo apelido de “margoso”, perdeu o controle da direção do caminhão em que estava dirigindo após um dos pneus estourar, carregado de areia, o mesmo estava em sentido Distrito do Campo das perdizes para a cidade de Buriti de Goiás, junto com o motorista estava um passageiro identificado como José Alves Moreira que também se feriu.

As duas vitimas foram Socorridas pelos  Bombeiros Tenente Weber e Cabo Webse de São Luís de Montes Belos que estavam dando um curso “PROEBOM” (Programa Educacional Bombeiro Mirim) na cidade de Buriti de Goiás em parceria com a prefeitura,  momento em que receberam uma ligação do assessor de comunicação Gabriel Alves, que estava no local do acidente, devido ao seu tio José ser uma das vitimas e estava preso as ferragem do caminhão.

De imediato os bombeiros se deslocaram até o local do acidente que fica a aproximadamente 2 km da cidade de Buriti de Goiás, já no percurso o CB Webse entrou em contato com o quartel de São Luís de Montes Belos responsável pela área de atuação, mais que fica a 56 km da cidade em epigrafe, solicitando apoio as equipes de socorro.

Chegando ao local o profissionais verificaram que as vitimas estavam presas nas ferragem, onde foi feito um analise das vítimas para definir prioridades e iniciar o atendimento.

Como os bombeiros estavam em um viatura administrativa e não possuía recursos como ferramentas e equipamentos específicos para o devido salvamento, utilizaram os seus conhecimentos e aprendizados de curso de formação para improvisar com meios de fortunas (recurso).

Utilizando de uma chave de rodas para abrir mais o buraco já deixando pelo acidente no para brisa do caminhão, os bombeiros tiveram acesso no interior do veículo, mesmo sem poder estabilizar o mesmo, o que trouxe risco, pois o caminhão parou tombado em um barranco na lateral da GO, podendo virar a qualquer movimento em falso, pois não havia nenhum recurso e nem tempo para tal, devido a gravidade do acidente, e o desejo dos profissionais de salvar as vidas das vitimas e evitar maiores lesões e sofrimento aos feridos e parentes que acompanhavam toda a operação.

Com muito esforço e cuidado, utilizando uma prancha longa, conseguiram retirar a primeira vitima, o Senhor José Alves Moreira, partindo para realizar a retirada da segunda vitima o Senhor Edjalmo, que estava muito ferido e em estado agravado, suspeita de fratura de pelves, pés, bacia, fêmur e joelho.

Como ele ficou preso por debaixo do caminhão e o mesmo não estava estabilizado, como supramencionado, e necessitando de ferramentas especificas para a retirada do mesmo, como (desencarcerador, motor abrasivo, pé de cabra, alavanca e outros) os bombeiros utilizaram uma retroescavadeira que já estava no local, conseguido elevar um pouco a cabine do caminhão, a estabilizando com o eixo do próprio veículo, que serviu para apoiar a cabine e evitar que ela voltasse a descer , podendo esmagar ou agravar os ferimentos da vitima.

Mesmo com pouco espaço adquirido, os bombeiros conseguiram acessar e liberar os pés e pernas da vítima retirando-a repassando aos cuidados da equipe do SAMU que já se encontrava no local, após os primeiros socorros, as vitimas foram encaminhadas ao hospital municipal de Buriti de Goiás.

Os Bombeiros ainda verificaram a questão de incêndio devido o combustível existente no tanque do veículo, deligando os cabos da bateria, orientando aos responsável para retirar o veículo do local o mais rápido possível.

Diante da gravidade dos ferimentos do Motorista Edjalmo, os bombeiros acionaram o helicóptero do Corpo de bombeiros que fez a transferência da vítima para o Hospital Hugol da cidade de Goiânia, mais infelizmente o funcionário público não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de hoje, terça-feira,19.

As guarnições de socorro UR -148 e ABS-35 da cidade de São Luís que já estavam a caminho foram dispensadas pelos bombeiros que voltaram para a escola, para dar continuidade as atividades do PROEBOM – Programa Educacional Bombeiro Mirim.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here