Por Adailton
Culturas e paixões humanas…
A Política é uma das culturas e paixões humanas que muito mexe com o emocional das pessoas, em quaisquer lugares do mundo, principalmente onde a disputa é democrática, ou seja, via voto direto, quando os cidadãos escolhem seus representantes através do voto direto. No caminho iniciado, quando do dia autorizado pela justiça eleitoral para campanha política entre candidatos, até o final do percurso que se entende que é no momento quando o eleitor digita a tecla verde, indicando fim, há muitas pedras a serem removidas.
Nesta eleição de 2020, para renovação do quadro de pessoal das câmaras e prefeituras de todo Brasil, com a troca de prefeitos e vereadores através do voto direto exercido pela população de todos municípios brasileiros houve, como em outras edições de pleitos eleitorais do passado, muita alteração emocional por parte das pessoas envolvidas no processo da campanha eleitoral. Trocas de “farpas” (insultos e desaforos); desabafos verbais vestidos com palavrões e ameaças. Enfim, lamentáveis desrespeitos entre candidatos e total falta de ética, principalmente por parte daqueles candidatos ou eleitores, menos cuidadosos com o bom senso e a boa convivência entre boa parcela de quem se envolveu no processo eleitoral.
Mas a campanha acabou, as urnas abriram, o processo eleitoral se findou. E, como que num campeonato de futebol, de jogos de cartas de baralho, ou ainda numa copa do mundo, tudo termina em pizzas. Uns reconhecem a derrota e, se cometeram exageros quanto à ética e o bom-senso, pedem desculpas. É fica “tudo de boa”, tudo bacana, tudo na paz. “É vida que segue”….
Ainda bem….
Deus, paz….
Amém!