Na manhã deste domingo (22), um avião de pequeno porte caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado (RS). Equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil estão no local. O delegado Gustavo Barcellos confirmou a existência de mortos e feridos, mas a quantidade exata de vítimas ainda está sendo apurada.
Segundo o capitão Bastos, da Brigada Militar, em entrevista à Rádio Gaúcha, a aeronave transportava entre 7 e 10 pessoas, mas a informação precisa ainda não foi confirmada. Até o momento, sabe-se que 10 pessoas que estavam na pousada, atingida pelos destroços do avião, foram resgatadas e estão sendo tratadas em hospitais da região. Duas delas ficaram queimadas e foram levadas para atendimento médico.
De acordo com Bastos, a aeronave que tinha como destino Florianópolis, atingiu inicialmente a chaminé de um prédio e depois colidiu com o segundo andar de uma casa, onde uma pessoa estava, mas não sofreu ferimentos. Em seguida, o avião bateu em uma loja de móveis vazia, e os destroços chegaram até a pousada.
O impacto do acidente causou um incêndio na Avenida das Hortênsias, que é uma das principais vias de Gramado. O Corpo de Bombeiros continua realizando o trabalho de rescaldo. A neblina intensa na região no momento da queda pode ter influenciado no acidente, mas as causas ainda serão investigadas.
O ministro Paulo Pimenta, chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, se manifestou pelo X : “Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado.”
A área continua isolada, e a perícia trabalha para apurar as causas do acidente.
Atualização com nota do governo do Rio Grande do Sul:
“A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada.
No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.”