Argentina venceu a França nos pênaltis, na Copa do Mundo do Catar. A vitória foi 4 a 2, após empate de 3 a 3 nos 120 minutos de jogo – tempo normal mais prorrogação. Inicialmente, ‘La Albiceleste’ reinou absoluta, até aos 36 minutos do segundo tempo. A vantagem para ‘Los Hermanos’ era de 2 a 0, dominando o jogo. Mas do outro lado estava a França, que cansou de ficar apenas ‘assistindo’ o tango dos argentinos e foi para cima, deixando tudo igual.
Os gols do primeiro tempo foram carimbados por Lionel Messi, aos 3 minutos, e Angel Di Maria, aos 35. No segundo tempo, os franceses inverteram a situação. De pênalti, Mbappé marcou os dois gols do empate, aos 12 e aos 36.
Com o placar em 2 a 2, a partida foi para a prorrogação. Os 30 minutos de acréscimos, divididos em 15 minutos, seguiu com muita emoção. Messi fez o segundo dele na partida, aos 12 do segundo tempo da prorrogação. Porém, novamente, Mbappé converteu mais um pênalti, aos 34 do segundo tempo da prorrogação. Em 3 a 3, a decisão foi para a penalidade máxima.
Pênaltis
Para a Argentina, converteram os pênaltis Gonzalo Montiel, Leandro Paredes, Paulo Dybala e Lionel Messi. Para a França, marcaram apenas Mbappé e Randal Kolo Muani. Erraram: Aurélien Tchouaméni e Kingsley Coman, que bateu de perna direita para defesa brilhante do goleiro argentino Emiliano Martinez. Final 4 a 2 para ‘Los Hermanos’.
Com três gols marcados na final, Messi conseguiu o título inédito para encerrar a participação dele nas Copas do Mundo.
Por JO