Mais de 250 mil pessoas participaram do funeral na Praça de São Pedro; sepultamento ocorreu na Basílica de Santa Maria Maggiore.
O papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo a um pedido feito por ele próprio. É a primeira vez em cerca de 100 anos que um pontífice é enterrado fora do Vaticano. O cortejo fúnebre percorreu 5,5 km pelas ruas de Roma, passando por monumentos históricos como o Coliseu, até chegar à basílica.
Segundo o Vaticano o funeral reuniu mais de 250 mil pessoas na Praça de São Pedro, entre fiéis, cardeais, bispos, padres e dezenas de líderes mundiais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Emmanuel Macron, Keir Starmer e Volodymyr Zelensky.
A cerimônia começou com a Missa de Exéquias e durou cerca de duas horas. Devido à grande quantidade de participantes, autoridades montaram um forte esquema de segurança ao redor do Vaticano.
Após o sepultamento em cerimônia reservada, o túmulo de Francisco, que leva apenas a inscrição “Franciscus”, será aberto à visitação pública a partir deste domingo (27). O funeral marcou o início dos nove dias de luto oficial da Igreja Católica, e nos próximos dias será definida a data do conclave para escolha do novo papa.
Por O Hoje