Governador Ronaldo Caiado promete fiscalizar investimentos da Equatorial em Goiás
O Procon Goiás atuou na tarde desta última quinta-feira (5) na concessionária de energia Equatorial. A atuação aconteceu após o presidente do órgão, Levy Rafael Cornélio ter feito consideração insatisfatória a resposta apresentada pela empresa aos questionamentos feitos na semana passada em relação às constantes quedas de energia ocorridas em todo o estado. A concessionária foi notificada oficialmente depois de uma reunião entre o presidente Lener Jayme e o governador Ronaldo Caiado, na qual foram cobradas soluções a curto prazo.
Sobre a fiscalização, esse é um trabalho do Governo Federal em parceria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Caiado diz que vai acompanhar o processo de investimentos em Goiás bem de perto. “Não podemos admitir a perpetuação desse martírio. Terão que intensificar os investimentos e elaborar um planejamento estratégico”, disse o governador.
Os fiscais do órgão entregaram a notificação no dia 28 de setembro, em uma quinta-feira. No documento era solicitado esclarecimentos sobre os motivos das frequentes interrupções dentro do mesmo período diário (especialmente em Goiânia), as medidas tomadas desde o início das atividades da empresa (visando melhorias na manutenção preventiva e corretiva da rede), documentos que comprovem os investimentos, entre outros.
Agora a Superintendência inicia um Processo Sancionatório para apurar as responsabilidades da Equatorial por má prestação de serviço. A concessionária terá um prazo de 20 dias para apresentar uma defesa contra a acusação. A empresa também pode ser penalizada com uma multa administrativa de aproximadamente R$ 11 milhões.
Segundo o presidente Levy Rafael a empresa não respondeu o que foi requisitado, e nem anexou um plano de melhorias na rede elétrica até o momento. “Pelo contrário, o que vimos foi um total descaso da empresa para com a população goiana e para com o Procon Goiás, atribuindo as constantes falhas no fornecimento de energia a intempéries climáticas.”
Além disso, também não foi apresentada nenhuma documentação que comprovasse as declarações do presidente Levy Rafael, que anunciou um investimento de R$ 1,5 Bilhão somente no primeiro semestre de 2023.
“Esperamos documentação robusta que comprove tais alegações. Estamos acompanhando a situação desde o início e, a cada dia que passa, as reclamações vêm se intensificando. Isso demonstra má qualidade na prestação de serviço por parte da empresa e lamentavelmente consumidores prejudicados por essa inércia”, acrescenta.
Por O Hoje