Ainda não há informações sobre as causas do impacto; segundo o jornal local Al Khaleej, o ministro da Saúde do Líbano relatou que há cerca de 2.500 feridos
Uma explosão de larga escala foi vista e ouvida em Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (4). Vídeos registrados nas redes sociais mostraram uma longa cortina de fumaça e barulho de destruição. De acordo com emissoras de TV locais, a explosão aconteceu na região portuária da cidade. Segundo o ministro da Saúde libanês, Hamad Hassan, há ao menos 73 mortes e mais de 3.700 feridos. Prédios e construções foram afetadas severamente. Em algumas das postagens, é possível ver a destruição dentro de alguns desses locais. Segundo agências internacionais, o presidente do Líbano, Michel Aoun, atribuiu a explosão a 2.750 toneladas de nitrato de amônio guardadas por seis anos em um armazém sem a devida segurança.
O Líbano vive a expectativa de que seja revelado, na próxima sexta-feira, o veredito de julgamento de quatro homens, ligados ao Hezbollah, acusados de terem participado do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, que aconteceu em 2005. A morte de Hariri acabou originando uma onda de protestos no país que culminou com a retirada das tropas sírias do território libanês.
Fragata da Marinha do Brasil está no Líbano
A Marinha do Brasil informou por meio de nota no início da tarde desta segunda que todos os militares a bordo da Fragata Independência, que está operando no mar, nas proximidades de Beirute, estão bem. “Todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da Marinha do Brasil estão bem e não há feridos, após explosão ocorrida hoje, em Beirute. A Fragata “Independência” encontra-se operando no mar, normalmente. O navio estava distante do local da explosão”, diz a nota.
Uma explosão de larga escala foi vista e ouvida em Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (4). Veja imagens do momento: pic.twitter.com/ZcC3dlNtqb
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) August 4, 2020
fotos: