A aproximação de uma frente fria vai fazer com que os goianos tirem os casacos do guarda-roupas. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as temperaturas mínimas podem chegar aos 6ºC no sudoeste do estado. Além disso, Goiás terá um aumento gradativo de nebulosidade com possibilidade de chuvas isoladas, o que não é comum nesta época do ano.
A partir desta terça-feira (13), as instabilidades climáticas começam a atuar, e a partir de quarta (14) e quinta (15), as áreas se espalham e chuvas irregulares começam a ser sentidas. “Estamos esperando volumes de 10 até 15 milímetros de chuvas em algumas localidades do estado, e não haverá tempestades homogêneas em todos os municípios”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.
Já na capital, os goianienses poderão sentir temperaturas mínimas de 13°C a partir do próximo sábado (17). Em contrapartida, as previsões do Cimehgo apontam temperaturas mínimas de 6°C em Jataí e Catalão, no fim da semana, com possibilidade de geada.
André destaca que o fenômeno El Niño, caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios e pelo aquecimento anormal das águas superficiais, contribuem para as mudanças climáticas, e que as consequências no tempo e no clima em diferentes partes do planeta já estão sendo sentidas. Isso porque a dinâmica das massas de ar adota novos padrões de transporte de umidade, afetando a temperatura e a distribuição das chuvas.
“As previsões indicam que a temperatura nos próximos meses permanecerá acima do limite que caracteriza o El Niño. A natureza sempre reserva surpresas, e essa chegada de chuvas com suposta geada é algo que vínhamos observando, e agora cabe o alerta principalmente aos produtores rurais para os cuidados na safra, e para os centros urbanos, o casaco não pode faltar para esquentar durante as baixas temperaturas”, destaca Amorim.
Com o avanço da frente fria, a nebulosidade se dispersa, mas a massa de ar polar marcará o próximo final de semana em Goiânia. “O que posso dizer é que não será aquele frio intenso e ‘doloroso’ como tivemos em 2022. Mas este momento será o frio mais intenso que deve ocorrer durante todo 2023 em Goiás, com amplitude térmica durante o dia, e manhãs e noites geladas”, finalizou o gerente do Cimehgo.
Por O Hoje