Idosa de 79 anos é mordida por tubarão, no 2º caso em Ubatuba neste mês…

0

Uma idosa de 79 anos foi mordida por um tubarão em Ubatuba. Este é o segundo caso de ataque confirmado na cidade do litoral de São Paulo neste mês. Um estudo realizado pelo biólogo e especialista em tubarões Otto Bismarck Fazzano Gadig, professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), confirmou que a mulher  que terá a identidade preservada foi mordida por um tubarão de médio ou grande porte.

Ela se banhava na Praia Grande, em Ubatuba, no domingo (14). Pela análise da mordedura, o animal era possivelmente um tubarão-tigre ou cabeça-chata, comuns no litoral do Brasil.

O primeiro caso registrado foi de um turista francês, no início de novembro, que foi atacado por um tubarão de pequeno ou médio porte, resultando num ferimento na perna direita. Antes desse caso, o último ataque por tubarões ocorrido na cidade foi há 30 anos, envolvendo uma menina que acompanhava o pai numa pescaria.

A idosa foi ferida na perna esquerda e, segundo testemunhas, teve que ser levada às pressas para a Santa Casa da cidade. A ferida apresentava ao menos cinco agentes perfurantes, que correspondem a dentes largos e com borda serrilhada, em pequeno número, grande tamanho e com espaçamento importante entre suas extremidades, espaçamento maior do que a altura da coroa dos dentes.

A lesão, segundo o especialista, resultou na exposição da musculatura superficial da panturrilha e microlesões em alguns dos vasos superficiais.

“A lesão é resultante de uma ação mecânica ativa de agente externo animado (animal marinho em movimento) e não de ação passiva de agente externo inanimado (choque involuntário com rocha, vidro, pedaço de madeira, prancha de surfe, metal, demais artefatos humanos, resíduos sólidos ou similares)”, informou Gadig. “A ação perfurante e cortante não foi acompanhada de grande pressão. Isso é indicado pelo fato de que a impressão da mandíbula é claramente incompleta e o tecido atingido é superficial.”

Por Metrópoles

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here