A JBS afirmou nesta quinta-feira (23) que suspendeu a produção de carne bovina em 33 de suas 36 unidades que mantém no país por três dias, citando redução de vendas, conforme comunicado da multinacional de alimentos.
Para a próxima semana, a companhia informou que irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva.
“Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira”, afirmou a empresa, acrescentando que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil.
A crise resultante da Operação Carne Fraca, deflagrada na sexta (18), provocou a suspensão das importações de carne por parte de diversos clientes brasileiros.
As exportações praticamente pararam : caíram de uma média de US$ 63 milhões, que vinha sendo registrada por dia útil em março, para US$ 74 mil na terça (21) —tombo de 99,9%.
As negociações de bovinos com frigoríficos também travaram, segundo afirmou à Folha na terça Sérgio De Zen, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e professor da Esalq/USP.
Por Folha