Atacante e lateral-esquerdo deixaram o campo lesionados na derrota para Camarões, passaram por exames neste sábado e não terão condição de continuar na competição
Catar — O Brasil completou na Copa do Qatar quatro edições consecutivas sem necessidade de cortar jogadores por lesão (2010, 2014, 2018 e 2022), mas a bruxa definitivamente resolveu atacar durante este Mundial depois da janela para mudanças. O atacante Gabriel Jesus e o lateral-esquerdo Alex Telles estão fora do torneio.
Ambos deixaram a derrota para Camarões lesionados, foram submetidos a exames médicos na manhã deste sábado na Clínica Aspetar e os dois pareceres apontaram as gravidades das lesões no joelho. O regulamento da Fifa não permite substituições. Tite passa a contar com 24 dos 26 convocados. A informação foi publicada primeiro pelo portal GE e confirmada pela reportagem.
O semblante do médico Rodrigo Lasmar e da comissão técnica na sala de conferências depois do encerramento da fase de grupos já era de abatimento com os novos problemas justamente no momento em que as notícias eram relativamente animadoras sobre as altas médicas de Danilo, Alex Sandro e Neymar. Antes, Antony também havia passado pelo departamento.
A estimativa é de que a recuperação de Gabriel Jesus demande no mínimo um mês. Logo, não há tempo suficiente para ele retornar. O atacante deixa a Copa do Mundo mais uma vez sem balançar a rede. Titular em cinco partidas em 2018, teve outras três oportunidades nesta edição e completou 532 minutos sem balançar a rede. Foi titular apenas contra Camarões.
Reserva do contundido Alex Sandro, o xará dele, Telles, deixou o gramado chorando na sexta. O diagnóstico inicial é de que ele tenha de ser submetido a uma cirurgia. Em apuros, Tite teve de recorrer a Marquinhos para suprir a ausência do especialista na posição.
Confira a nota da CBF na íntegra:
Conforme anunciado pela CBF após o jogo contra Camarões, os jogadores Alex Telles e Gabriel Jesus passaram por exames na manhã deste sábado (03). Acompanhados pelo médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, eles realizaram uma ressonância magnética no joelho direito que confirmou as lesões e impossibilidade de recuperação a tempo de participar da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022.
O coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, está em contato com os diretores esportivos de Arsenal e Sevilla para definir se Alex Telles e Gabriel Jesus continuam com o elenco em Doha para continuidade do tratamento ou se retornam aos seus clubes.
Por CB