O primeiro paciente a passar por cirurgia metabólica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás foi o representante comercial Wisley Marcelo de Araújo, de 45 anos, morador de São Luís de Montes Belos. Ele passou pela operação no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
https://youtu.be/Zt2c0q6E7uU
O G1 entrou em contato com a assessoria e aguarda posicionamento do hospital a respeito do estado de saúde do paciente.
Segundo a unidade de saúde, o procedimento tem como objetivo evitar que o paciente precise continuar aplicações regulares de insulina. O HGG informou que a operação se assemelha a uma cirurgia bariátrica e deixa a doença em remissão, como explicou o cirurgião geral Paulo Reis.
“Mudar a arquitetura do aparelho digestivo, propiciando outro trajeto para o alimento. Geralmente, jogando esse alimento mais no final do intestino promovendo a liberação de alguns hormônios. A tendência é ficar realmente com remissão da doença, totalmente controlado”, disse em entrevista à TV Anhanguera.
O HGG informou ainda que o procedimento só é liberado para os pacientes que estão em acompanhamento pelo sistema básico de saúde e são encaminhados para a cirurgia pela regulação. Wisley relatou que a operação é uma solução que ele aguardou por cerca de cinco anos e está feliz por ter sido indicado para passar pelo procedimento.
“É um dia muito especial. Tem muito tempo que estou esperando para fazer essa cirurgia. Tem gente que tem expectativa de emagrecer, ficar bonito. Eu não, tenho a expectativa de sarar para ter uma qualidade de vida melhor”, afirmou à TV Anhanguera.
O G1 entrou em contato com o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) na tarde deste domingo (13) por e-mail e aguarda posicionamento.
Por G1