Motorista expulsa índio de ônibus e o manda voltar para aldeia…

0

Sancler Towara Tsorote, de 28 anos, teve que andar 9 km até um posto da PRF, onde pediu ajuda. Caso será investigado pela Polícia Civil

Um índio da tribo Xavante foi expulso na manhã desta terça-feira (7/2) de um ônibus que viajava rumo a Goiânia, na BR-153, no município de Morrinhos. Sancler Towara Tsorote, de 28 anos, teve que caminhar cerca de nove quilômetros até um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para pedir ajuda.

Screenshot_13

Em entrevista ao Jornal Opção, por telefone, Sancler conta que o motorista do ônibus, que não era o mesmo do início da viagem, parou o veículo sem nenhum motivo aparente e pediu para olhar sua documentação e passagem.

Ao checar a carteira de passe livre do índio, expedida pelo governo federal, o condutor alegou que o documento, assim como o bilhete, era falso e o expulsou do veículo. “Me mandou descer, tentando colocar todos os passageiros contra mim. Falou que o pessoal do ônibus era ‘mais índio’ do que eu”, contou. Já fora do veículo, o motorista ainda teria dito a Sancler que “lugar de índio é na aldeia”.

O indígena saiu de Belo Horizonte com destino a Goiânia, onde pegaria outro ônibus para a cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso. Não restam dúvidas para Sancler de que ele foi sido alvo de discriminação. “Sim, foi preconceito”, enfatiza.

A PRF ainda não identificou o motorista do ônibus, mas informou à reportagem que já registrou Boletim de Ocorrência e irá levar o caso agora para a Polícia Civil. Até o início da tarde desta terça, por volta das 14h30, Sancler ainda esperava no posto da PRF em Morrinhos para seguir viagem rumo a capital.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here