Cidades das regiões norte e oeste do estado serão mais afetadas pelo calor. Onda começou neste domingo (1º) e deve permanecer por 10 dias.
A onda de calor no Brasil vai influenciar as temperaturas em Goiás, afirmou o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO). A previsão é de que cidades das regiões norte e oeste do estado registrem até 40ºC.
Ao g1, o gerente do Centro, André Amorim, afirmou que a onda de calor começou neste domingo (1º) e deve permanecer por 10 dias. Segundo ele, o fenômeno ocorre quando as temperaturas sobem de 2 a 5ºC por mais de cinco dias.
“A onda vem do Pará, Amazonas, Mato Grosso e vai esquentar todo o Brasil. Goiás será influenciado lateralmente”, explicou.
Devido esse deslocamento da onda, de acordo com Amorim, as cidades das regiões norte e oeste do estado serão mais afetadas pelo calor. “A região oeste vai esquentar mais que a parte leste do estado, mas tudo será influenciado”, afirmou.
O gerente disse, por exemplo, que a média da temperatura em Goiânia é de 32ºC e, durante a onda de calor, a capital pode registrar até 37ºC. A previsão do CIMEHGO é que Porangatu, no norte goiano, registre até 38ºC neste domingo (1º).
“As temperaturas na região norte podem chegar a 40°C. A temperatura sobe e a umidade cai, é preciso que a população se previna”, disse.
Segundo Amorim, a previsão é que a onda de calor vá embora até o próximo dia 15 de setembro. Questionado sobre quando deve chover em Goiás, o gerente afirmou que há uma expectativa que chova após o dia 15 de setembro também.