A Polícia Civil no dia de hoje, 28 de setembro, sob o comando do Delegado Tiago Junqueira deflagrou a execução da OPERAÇÃO “VENEZIANO”, visando a realização das seguintes diligências policiais, ora decretadas pelo Juízo de Direito da Comarca de Turvânia/GO, em sede de Cautelares Criminais mediante representação da Autoridade Policial, a qual apura os crimes de furto mediante fraude, associação criminosa, falsidade ideológica, tipificado nos artigos 155, §4º, II, 288 e 299, respectivamente, com possível vítima a COOPERATIVA MISTA AGROINDUSTRIAL DE PALMINÓPOLIS – COOMAP e como autora a gerente local do BANCO SICOOB – Agência de Palminópolis, sendo também apurado nesta fase a participação de outros envolvidos ligados ao desvio.
Em síntese, a gerente da instituição financeira SICOOB, Sra. F. S. desviou o valor aproximado de R$: 2.700.000,00 (Dois Milhões e Setecentos Mil Reais) da Cooperativa Mista Agroindustrial de Palminópolis – COOMAP.
A Operação “VENEZIANO” foi iniciada na cidade de Palminópolis/GO, porém, deflagrada em mais 01 (uma) cidade, com a execução de 01 (um) Mandado de Prisão Temporária, 05 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e 05 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão sendo 04 (quatro) mandados a serem cumpridos na cidade de Palminópolis, 01 (um) mandado a ser cumprido na cidade de São João da Paraúna-GO. A operação leva esse nome, em razão de veneziano ser um sistema-padrão usado em empresas e organizações para registrar transações financeiras.
A ideia do método desenvolveu-se quando se criou a conta Capital/Caixa (em dialeto vêneto, cavedal) com a primeira transação financeira da entidade, qual seja, a colocação de dinheiro nas contas da mesma pelos sócios, d esde então, esse método tem sido usado para verificar se cada transação financeira , registrada na forma de uma entrada, tem uma saída igualmente correspondente.
Por PC