A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou na semana passada, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF 2021) e Paraúna ficou em 1º lugar entre 225 municípios goianos pesquisados e em 13º entre 5.239 municípios que tiveram os dados analisados. O IFGF é baseado em informações de 2020 e mostram um crescimento considerável desde 2017, quando o prefeito Paulinho do Luzitana assumiu seu primeiro mandato.
O IFGF criado em 2008, traça um panorama dos municípios brasileiros e os principais desafios das gestões municipais anualmente. É um índice construído em dados oficiais, declarados pelas próprias Prefeituras e disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Em sua rede social, o prefeito Paulinho do Luzitana comemorou os índices alcançados por sua gestão. “Tudo isso, é fruto de um trabalho árduo, de uma equipe forte e comprometida, para que Paraúna viesse a se desenvolver e além de gerar qualidade de vida para a população, o município proporciona também, muito orgulho para nossa gente. Paraúna saiu das páginas policiais, e se encontra hoje nas páginas da boa gestão, fazendo os investimentos da forma correta, para que essa boa gestão, seja revertida em forma de benefícios aos cidadãos”, escreveu.
Quatro indicadores formam o Índice Firjan de Gestão Fiscal – Liquidez, Gastos com Pessoal, Autonomia e Investimentos. A pontuação varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.
Paraúna teve a nota 0,9993, muito perto de 1, ou seja, a maior nota entre os municípios goianos. No ranking nacional, apenas 12 cidades ficaram à frente do município. Nos índices individuais, Paraúna teve nota 1 em Autonomia, 1 em Gastos com Pessoal, 1 em Liquidez e 0,9694 em Investimentos.
Por GO INFoco