A moeda norte-americana tem batido um recorde após o outro quando se trata de valorização face a moeda brasileira. E a pergunta que vem a mente de muitos de nós, é o porquê do dólar continuar a se valorizar enquanto o mundo passa por uma crise econômica de escala mundial?
Antes de tratarmos desse fenômeno é importante ressaltar que a moeda norte-americana afeta de forma direta ou indireta o poder de compra de milhares de pessoas, incidindo ainda positivamente ou negativamente sobre uma grande quantidade de negócios em nosso país.
Pois bem, para entendermos como é realizado a cotação do dólar, é necessário saber que a lei da oferta e demanda possui papel expoente quanto a sua flutuação, pois a cotação da moeda varia de acordo com os movimentos do mercado.
E para o Brasil faz-se necessário estar atento a estas oscilações, buscando controlar a eventual depreciação do real e prevenir a subida da inflação. O cenário político também é objeto direto da flutuação da moeda norte-americana, uma vez que este cenário se manifesta instável, pode ocorrer a fuga de capitais, que é quando os investidores retiram seus dólares do país e procuram aplicações mais seguras, causando a escassez da moeda norte-americana e consequente aumento do valor.
Alguns fatores como o novo coronavírus, a guerra comercial entre China e Estados Unidos, a política nacionalista adotada por Donald Trump, a instabilidade política na América do Sul, a queda do valor dos commodities influenciam a taxa de câmbio atual.
E com a taxa de câmbio elevada o consumidor acaba tendo uma maior dificuldade de contratar pacotes de viagens ao exterior. Os remédios se tornam mais caros, uma vez que, os insumos geralmente são importados. Neste contexto, cabe ressaltar ainda que a alta do dólar se monitorado, pode trazer alguns benefícios como a valorização de viagens com roteiro nacional por serem mais acessíveis financeiramente e aquecerem a busca de insumos no cenário nacional por grandes indústrias, entre outros.
Espero ter contribuído um pouco, para sua compreensão quanto a valorização da moeda norte-americana e quanto ao impacto da alta do dólar na economia brasileira. Fique atento e continue acompanhando a movimentação do mercado financeiro e do dólar.