O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido após o Estadão mostrar, nesta quarta-feira (18/10), que ele compartilhou no seu perfil no X (antigo Twitter) uma postagem que diz que apoiadores de Israel são “idiotas”. A mensagem repostada por Doyle é de autoria do cartunista e ativista político Carlos Latuff, postada às 21h22 desta terça-feira (17/10), na rede social. Latuff afirmou: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”.
Ao Estadão, Doyle afirmou que defende a existência de Israel e de um Estado Palestino e a coexistência pacífica dos dois povos. Segundo o presidente da EBC, o compartilhamento da postagem representa um repúdio aos danos causados pela contraofensiva israelense. “Defendo a existência de Israel e de um Estado Palestino, conforme resoluções da ONU, e a coexistência pacífica entre israelenses e palestinos. Condeno a ocupação de territórios palestinos por Israel, assim como qualquer violência contra civis praticada por qualquer um dos lados. Isso significa que, em relação aos fatos recentes, condeno tanto o Hamas quanto o governo de Israel. Ao compartilhar o post, o apoio a Israel ao qual me refiro é quanto aos ataques indiscriminados contra a população de Gaza”, disse Doyle.
Em nota encaminhada aos funcionários, Doyle agradeceu a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por sua nomeação, durante os meses em que ficou à frente da empresa pública de comunicação. Hélio é jornalista e foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por 28 anos. Ele estava à frente da EBC desde 14 de fevereiro. O salário bruto dele era de R$ 34.895,78.