As infrações relativas a estacionamento de veículos representam quase 50% do número de multas urbanas cometidas pelos condutores nas cidades em todo o Brasil. O estacionamento irregular traduz de forma tácita o grau de educação do condutor que prefere cometer uma infração a caminhar um pouco mais e estacionar em local adequado, sobrepondo o interesse individual ao coletivo. Outro fator preponderante no cometimento desta infração se relaciona ao número elevado de veículos que circulam pelos centros urbanos, tornando a tarefa de estacionar um ato difícil e estressante, gerado pela falta de vagas nas vias públicas.
Uma pequena praça nos cruzamentos da Rua Bom Jardim com a Rua Rio da Prata em São Luís de Montes Belos, tem chamado a atenção pelo número de imprudências de condutores de veículos, que estacionam na contra mão da direção, muitas das vezes além de estacionar de maneira errada ainda colocam seus veículos em cima da calçada da praça.
Por ter nas imediações um restaurante é corriqueiro ver esse tipo de atitude de alguns motoristas, principalmente no horário do almoço, onde o fluxo de cliente deste estabelecimento comercial é maior.
Segundo um morador que mora próximo a praça e que não quis se identificar, disse que é comum os motoristas estacionar na contra mão na praça, “Nunca vi a polícia multar ninguém aqui, infelizmente já teve até acidente provocado por carro que estava estacionado na contra mão”, disse o morador.
O comandante da 20º CIPM Major Washigton, disse a essa reportagem que a partir de hoje (19) guarnições da policia militar estarão verificando as imprudências e tomando as atitudes cabíveis.