São Luís: Operação “RUPTURA” é deflagrada pelas forças de segurança pública

0

Na manhã de hoje, sexta-feira (02/02), a Polícia Civil, através do Grupo Especial de Investigações Criminais da 7° DRP – GEIC, em conjunto com a Polícia Militar (7º CRPM), com o apoio do Grupo de Intervenções Táticas/DGAP e da Polícia Técnico Científica/SLMB, deflagrou a OPERAÇÃO RUPTURA, que consistiu no cumprimento de 06 mandado de Prisão Temporária, 17 mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e 03 Prisões em Flagrante Delito, e teve como principal objetivo coibir o comércio ilegal de drogas e a posse/porte ilegal de armas de fogo na cidade de São Luís de Montes Belos/GO, efetuar a prisão dos indivíduos envolvidos em tais práticas delitivas e, também, ampliar a linha investigativa de envolvimento dos investigados com facções criminosas.

Essa foi a maior operação contra o tráfico de drogas no município de São Luis de Montes Belos nos ultimos anos, que contou com quase 100 policiais. Durante as ações foram apreendidos peças e porções das drogas cocaina, crack, maconha e skunk. Balanças de precisão e apetrechos utilizados para preparar drogas. Ainda foram apreendidas munições de arma de fogo, um simulacro, câmeras de monitoramento do tráfico, e grande valor de dinheiro em espécie.


Entenda o caso:
As investigações se iniciaram em meados de Junho de 2023, depois que as forças policiais tomaram conhecimento que um indivíduo do Estado do Mato Grosso, integrante da Facção Criminosa ” Comando Vermelho – CV”, estava captando indivíduos, abastecendo pontos do tráfico com drogas e armas e determinando ataques contra integrantes/aliados de facções rivais.

Em continuidade, no mês de Dezembro de 2023, 04 indivíduos oriundos do Estado do Mato Grosso, foram presos em flagrante pela prática do crime de trafico de drogas e associação para o tráfico. Na ocasião, ampliando a linha investigativa, a Policia Civil apurou que esses indivíduos vieram para o município de São Luís de Montes Belos á mando do lider da facção criminosa CV, do estado do Mato Grosso, a fim de comercializarem drogas ilícitas e executarem as ordens de decreto.
Sabendo disso, foi levantado que aliados das facções criminosas rivais (PCC/ADE) se armaram e intensificaram o comércio de drogas ilícitas em seus pontos de venda, estando prontos para um conflito armado.

Além disso, vários populares de diversos setores noticiaram anonimamente que indivíduos estariam comercializando drogas ilícitas no município e causando temor na comunidade.

As equipes policiais lograram êxito em evidenciar a identidade dos indivíduos que estariam ligados ao tráfico de drogas e ás respectivas facções criminosas no município, tendo, então, a Autoridade Policial titular do GEIC/SLMB representado ao Poder Judiciário pela decretação de mandados de busca e apreensão e prisão temporária contra os investigados, que foi assim decidido pelo MM Juiz de Direito da Comarca local.

Realizada a operação, os investigados presos foram conduzidos a sede da 7° DRP e, em sequência, a unidade prisional local, ao passo que as investigações seguem em andamento até a finalização do inquérito policial.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here