O prefeito de São Luís de Montes Belos, Eldecírio da Silva, um dos primeiros prefeitos do Estado de Goiás a desobrigar o uso de máscara em locais abertos, inclusive dando entrevistas em vários canais de comunicação pela atitude, visto por muitos naquele momento uma atitude prematura, teve que retroceder, após o aumento de casos de COVID-19, tanto no município de São Luís como nos municípios circunvizinhos, voltando atrás, através de um novo decreto e anulando o decreto que constava a desobrigatoriedade do uso de máscara, inclusive com uma multa de 110,00 reais para quem for pego transitando sem máscara pelo município, multa essa que será vinculada no cadastro da pessoas física (CPF).
Após publicar o decreto suspendendo os eventos tanto púbicos quanto privados o Prefeito de São Luís foi muito criticado nas redes sociais, pelos eventos que a prefeitura realizou no final do ano de 2021, inauguração das luzes de natal, onde milhares de pessoas compareceram na praça central, confraternização dos Servidores públicos, realizado em um ambiente fechado, com show ao vivo, fogos na virada do ano, onde centenas de pessoas foram para o cartão postal da cidade (espelho D’agua).
O novo decreto publicado no dia de ontem, 07/01/2021, tem vigor até o dia 24 de janeiro de 2022.
Segundo alguns empresários do ramo de eventos o decreto publicado pelo prefeito prejudicou diretamente a classe, pois parados a mais de um ano e meio, o momento era de reposição do prejuízo pelo tempo parado.
“Concordo plenamente que a prefeitura precisava soltar um decreto, mais que não extinguisse totalmente os eventos, poderia ao menos colocar uma porcentagem máxima de pessoas de acordo com cada espaço de festas. Nos do setor de eventos somos sempre prejudicados”, finalizou a empresária.
“Por esse Decreto podemos entender que os eventos são os culpados dos aumentos dos casos, cortando os eventos os casos vão cair”, pontuou o Fotografo.
Segundo um empresário do ramo de eventos uma comissão será feita para ir ao prefeito, no intuito de liberar pelos menos eventos pequenos, sendo estes fiscalizados, com todos os critérios da secretária de saúde, pois caso isso não aconteça, mais empresas fechara em São Luís de Montes Belos devido as condições financeira.
Veja o novo Decreto: