O secretário de saúde de Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes, foi preso na tarde desta sexta-feira (6) após um caminhão da prefeitura ser flagrado descarregando uma mudança na casa dele. A vereadora Débora Ribeiro (PTB) foi quem chamou a polícia ao perceber que o veículo do município estava fazendo serviços particulares para o secretário.
A equipe da TV Anhanguera foi até a delegacia onde o secretário prestava depoimento, mas nem ele nem o advogado quiseram se manifestar.
A Prefeitura de Gurupi afirmou que “não apoia e nem compactua com nenhuma irregularidade, ilegalidade ou abuso no uso e gestão da coisa pública” e que “após apuração dos fatos serão adotadas todas as medidas cabíveis”.
O motorista do caminhão, que não foi identificado, disse em depoimento ao delegado que estava em Palmas fazendo o transporte de mesas, quando foi orientado a passar na casa do secretário para pegar os móveis. Depois disso ele retornou para Gurupi e iria descarregar o veículo na casa do gestor.
Após depoimento, o secretário foi autuado pelo crime de peculato e levado para a Casa de Prisão Provisória de Gurupi.
O crime de peculato é quando um servidor utiliza o bem público em seu próprio benefício e prevê pena de 2 a 12 anos de prisão.
O que diz a prefeitura de Gurupi
A Prefeita de Gurupi vem a público manifestar que não apoia e nem compactua com nenhuma irregularidade, ilegalidade ou abuso no uso e gestão da coisa pública, assegurando apuração quanto aos fatos amplamente divulgados na mídia em relação a subtração de uma betoneira e utilização de veículo público para transporte de mudança de servidor.
Após a apuração dos fatos serão adotadas todas as medidas cabíveis obedecendo aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Por G1