Sem estoque para o Carnaval, Hugol precisa de doação de sangue com urgência

0

Durante o feriado a necessidade aumenta devido aumento no registro de acidentes de Trânsito. De 30 bolsas necessárias, banco de sangue tem apenas duas

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) precisa com urgência de doação dos sangues tipo A- e O-. As reservas dos dois tipos estão em estado crítico e devem ficar ainda mais reduzidas com a chegada do Carnaval, quando a expectativa é de aumento de 25% no volume de atendimento.

O alto volume de atendimentos no feriado prolongo é esperado especialmente por conta de acidentes de trânsito. Em 2022, por exemplo, foram 37 acidentes registrados durante o Carnaval em Goiás, com 28 pessoas feridas e cinco óbitos ocorridos nas rodovias federais que cortam o Estado.

Segundo o biomédico Wilson Moreira Torres Junior, supervisor do Banco de Sangue do Hugol, o estoque de segurança para o tipo O-, considerado prioridade por ser doador universal, deve ser mantido com cerca de 20 a 30 bolsas. Atualmente, o hospital tem apenas duas.

“Por sermos referência no atendimento de urgência e emergência, recebemos vários casos graves de acidentes de trânsito e muitos necessitam de sangue logo na chegada, antes mesmo de fazer a tipologia sanguínea”, explica. Além do tipo servir a todos os outros, é o único que pode ser doado para pacientes que também sejam O-.

Como doar sangue

Para doar, o interessado deve procurar o banco de sangue do Hugol, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30 e aos sábados, das 7h às 12h. É necessário sentir-se bem e saudável; ter entre 16 e 69 anos de idade; ter peso acima de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Para os idosos, é importante lembrar que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos de idade. Doadores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais. Pessoas em tratamento médico e dentário, que usem medicamentos, que tenham feito viagens recentemente, entre outros critérios, também serão avaliadas na ocasião da entrevista pré doação.

O procedimento também pode ser agendado pelos telefones: (62) 3270-6661 ou (62) 3270-6662.

Por JO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here