Por conta dos casos confirmados de coronavírus na capital, a Prefeitura decretou, nesta sexta-feira (13/3), situação de emergência em saúde pública. Eventos públicos também foram suspensos.
As atividades no Parque Mutirama e no Zoológico de Goiânia foram suspensas, por tempo indeterminado, por conta dos casos confirmados do coronavírus em Goiás, sendo três deles na capital. A Prefeitura decretou, nesta sexta-feira (13/3), situação de emergência em saúde pública, que determina uma série de medidas de prevenção.
O texto, que já foi publicado no Diário Oficial, fala de ações de saúde que incluem a dispensa de licitação para aquisição, bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública; instala o Centro de Operações de Emergência em Saúde, o COE-GOIÂNIA-COVID-19, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, para monitoramento da emergência em saúde pública declarada.
O decreto recomenda para que pessoas sintomáticas não frequentem locais públicos entre outras medidas, além de vedar a realização de quaisquer eventos públicos ou autorizados pela prefeitura em que ocorram a aglomeração de pessoas, sem que seja possível manter a distância mínima necessária para evitar a contaminação pelo Coronavírus, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Além de atividades suspensas no Parque Mutirama e Zoológico, veja eventos adiados em Goiânia
A Prefeitura de Goiânia recomendou medidas cabíveis para o cancelamento ou adiamento de eventos como apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia; atividades públicas do Teatro Goiânia Ouro, do Grande Hotel Vive o Choro e do Centro Cultural Mercado Popular da 74.
Também nesta sexta-feira (13/3), o Governo de Goiás, por meio da Secretária de Estado de Cultura (Secult Goiás) cancelou toda a programação do final de semana. Até o dia 15 de março, todas as 21 de unidades da pasta estarão fechadas.
Por fim, as pastas da Secult Goiás que não funcionarão neste fim de semana são:
- Arquivo Histórico Estadual;
- Biblioteca Braile;
- Biblioteca Estadual Pio Vargas:
- Centro Cultural Martin Cererê;
- Cine Cultura;
- Cine teatro São Joaquim;
- Escola de Artes Visuais;
- Galeria de Artes Frei Nazareno Confaloni e Galeria Sebastião dos Reis;
- Gibiteca Jorge Braga;
- Museu de Imagem e Som de Goiás;
- MAC;
- Museu Ferroviário de Pires do Rio;
- Museu Zoroastro Artiaga;
- Orquestra de Violeiros;
- Orquestra Filarmônica de Goiás;
- Palácio Conde dos Arcos;
- Teatro de Pirenópolis;
- Teatro Goiânia;
- Vila Cultural Cora Coralina;
- Museu Pedro Ludovico.
Por Dia Online