Presidente dos EUA disse que impedirá que o conflito aconteça
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (19) que a “Terceira Guerra Mundial não está tão longe”. Durante um evento em Miami, ele citou os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia como sinais de alerta, mas garantiu que, sob seu governo, o conflito global será evitado.
“Em todo o mundo, estou agindo rapidamente para acabar com as guerras, resolver conflitos e restaurar a paz no planeta — quero paz e não quero ver… todo mundo sendo morto”, disse o político.
“E dê uma olhada nas mortes no Oriente Médio e nas mortes que estão ocorrendo entre a Rússia e a Ucrânia, e vamos acabar com isso. Não há lucro para ninguém em ter a Terceira Guerra Mundial, e não está tão longe disso, vou lhe dizer agora, não está tão longe. Se tivéssemos a administração [do presidente Joe Biden] por mais um ano, você estaria na Terceira Guerra Mundial, e agora isso não vai acontecer”, ele acrescentou.
Donald Trump ainda agradeceu à Arábia Saudita por sediar negociações entre EUA e Rússia e chamou as conversas de “um grande passo”. No entanto, fez duras críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a quem classificou como “um comediante modestamente bem-sucedido” e “um ditador sem eleições”.
Trump afirmou ainda que espera um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia em breve. “Esperamos ver um cessar-fogo logo, para restabelecer a estabilidade na Europa e no Oriente Médio”, concluiu.
Em março do ano passado, Vladimir Putin disse que o mundo estará a um passo da Terceira Guerra Mundial se nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) colocarem homens na guerra contra a Ucrânia.
“Penso que tudo é possível no mundo moderno. É claro para todos que isto estará a um passo de uma Terceira Guerra Mundial em grande escala. Acho improvável que alguém esteja interessado nisso”, comentou.
Por MG