“Terceira Guerra Mundial não está tão longe”, diz Donald Trump

0

Presidente dos EUA disse que impedirá que o conflito aconteça

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (19) que a “Terceira Guerra Mundial não está tão longe”. Durante um evento em Miami, ele citou os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia como sinais de alerta, mas garantiu que, sob seu governo, o conflito global será evitado.

“Em todo o mundo, estou agindo rapidamente para acabar com as guerras, resolver conflitos e restaurar a paz no planeta — quero paz e não quero ver… todo mundo sendo morto”, disse o político.

“E dê uma olhada nas mortes no Oriente Médio e nas mortes que estão ocorrendo entre a Rússia e a Ucrânia, e vamos acabar com isso. Não há lucro para ninguém em ter a Terceira Guerra Mundial, e não está tão longe disso, vou lhe dizer agora, não está tão longe. Se tivéssemos a administração [do presidente Joe Biden] por mais um ano, você estaria na Terceira Guerra Mundial, e agora isso não vai acontecer”, ele acrescentou.

Donald Trump ainda agradeceu à Arábia Saudita por sediar negociações entre EUA e Rússia e chamou as conversas de “um grande passo”. No entanto, fez duras críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a quem classificou como “um comediante modestamente bem-sucedido” e “um ditador sem eleições”.

Trump afirmou ainda que espera um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia em breve. “Esperamos ver um cessar-fogo logo, para restabelecer a estabilidade na Europa e no Oriente Médio”, concluiu.

Em março do ano passado, Vladimir Putin disse que o mundo estará a um passo da Terceira Guerra Mundial se nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) colocarem homens na guerra contra a Ucrânia.

“Penso que tudo é possível no mundo moderno. É claro para todos que isto estará a um passo de uma Terceira Guerra Mundial em grande escala. Acho improvável que alguém esteja interessado nisso”, comentou.

Por MG

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here