Fenômeno pode ser visto a partir de 18h, em todas as cidades goianas. Essa é a terceira superlua de 2022, de acordo com o Instituto de Astronomia Gunstar.
Quem gosta de astronomia poderá observar a última superlua do ano no céu de Goiás nesta quinta-feira (10). O astrônomo Clayton Gubio explicou que o fenômeno poderá ser visto em todas as cidades goianas a partir das 18h.
A superlua de agosto é chamada de ‘Superlua de Esturjão’. Esse nome, segundo Ary, tem relação sazonal com peixes que surgem nos Grandes Lagos da América do Norte.
Superlua em Goiás
Ary explica que o fenômeno popularmente conhecido como superlua se trata da lua cheia no perigeu, que é o período em que a lua fica mais próxima da Terra.
“Ela acontece na coincidência da lua cheia com o momento em que ela se encontra mais próxima da terra em seu movimento orbital”, complementou Ary.
Apesar de o fenômeno poder ser visto em todas as cidades goianas, para o astrônomo Clayton, o melhor local para assistir a superlua em Goiânia é o Morro do Além. Por isso, ele lembra que o Instituto de Astronomia Gunstar vai disponibilizar telescópios no local para a observação da superlua. Para assistir, basta ir até o morro a partir de 18h.
A superlua de agosto, segundo o astrônomo, deve ter um aumento em seu brilho entre 16% e 32%.
“A de agosto é beneficiada por conta do clima, ela também pode ficar muito vermelha ou até alaranjada”, disse Clayton.
Para quem se preocupa com a possibilidade de o clima atrapalhar a visão do fenômeno, Ary explica que fenômenos lunares não possuem grandes interferências do clima, ainda que o céu esteja nublado.