Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que um gari é agredido por um militar da Marinha do Brasil, enquanto trabalhava na 712 Norte. O homem bateu no trabalhador de limpeza urbana por achar que ele estava filmando a esposa enquanto ela fazia ginástica.
O caso, investigado pela 5ª Delegacia de Polícia (Área central), ocorreu nesta quarta-feira (13/7). No vídeo, é possível ouvir o homem gritando e vê-lo empurrando a vítima na calçada.
O militar perguntou o que os garis estavam filmando e pediu que mostrassem o celular. Um dos trabalhadores mostra o objeto que segurava, que, na verdade, era um aparelho de geolocalização usado para registrar os locais por onde o Serviço de Limpeza Urbana passou.
Segundo o gari agredido, a mulher achou que estava sendo filmada porque os garis precisam marcar o percurso feito com um GPS. Para o equipamento funcionar, os trabalhadores precisam levantá-lo e apertar um botão. “Chegou um carro, e o homem abordou a gente, já batendo e pedindo para mostrar o celular’”, lembra o gari.
Mas, mesmo mostrando o aparelho, ele foi agredido novamente pela vassoura que o gari usava para limpar a rua. Em seguida, o vídeo mostra que a vítima recupera o objeto. No entanto, o homem ainda vai atrás dele e dá um tapa nas costas do trabalhador.
Moradores viram as agressões e chamaram a polícia. Segundo testemunhas, em nenhum momento, o gari agrediu ou xingou o militar. Todos foram levados à 5ª DP.
Por metrópoles/vídeo G1