COMO ORGANIZAR A EMPRESA DURANTE A CRISE DA PANDEMIA?

0

Qual mago da economia poderia prever um cenário de crise com esta amplitude? Quem poderia imaginar que a 120 dias atrás os comércios estariam fechados por um determinado espaço de tempo e que se voltassem não seria a “todo vapor”? E os empresários que ainda não conseguiram ainda reativar seu negócio por ser considerado não essencial? O que fazer?

Segundo pesquisa realizado pela Intuit Quickbooks com um determinado grupo de pequenas e médias empresas demostraram que 70% delas não tinham nenhum planejamento financeiro para atravessar eventuais cenários de crise. E 60% acreditam que a pandemia vai impactar na metade do faturamento mensal/anual.

Inegavelmente, o cenário exige atenção e adaptação. Ocorre que nesse exato momento você deve estar lendo e pensando, como vou fechar as contas da empresa este mês? Folha de pagamento, fornecedores, aluguel, insumos e impostos?

Primeiramente, fique calmo. E confira algumas dicas que podem ser cruciais para manutenção da sua empresa.

WhatsApp Image 2020-04-26 at 22.45.03 (1)

#Dica 1: Separe as contas pessoais, das contas da empresa. Um erro frequente do empreendedor é misturar as contas pessoais com a empresarial.

#Dica 2: Priorize o pagamento de funcionários e fornecedores. Se você tiver dificuldades em pagar a folha de pagamento e fornecedores, observe a MP 936 que permite a redução de jornada e salário de colaboradores e busque renegociar um prazo maior com os fornecedores. Evite fazer estoques.

#Dica 3: Sendo necessário, negocie o aluguel. Neste ponto, o empreendedor deve ser transparente e demonstrar a necessidade de se buscar uma redução ou recorrer a possiblidade de se prolongar o prazo de pagamento do ponto comercial.

#Dica 4: Fique atento aos prazos de recebimento, pois as suas renegociações devem observar sua disponibilidade de caixa.

#Dica 5: Quanto aos impostos, converse com seu contador e saiba mais sobre a ampliação dos prazos que o governo federal anunciou para alguns tributos como PIS/Confins, Simples Nacional e outros.

#Dica 6: Busque organizar seu fluxo de caixa com um sistema de gestão ou uma planilha MExcel. Abrir e fechar o caixa diariamente, ainda que não haja entradas diárias, vai te dar uma dimensão e um posicionamento mais assertivo do seu fluxo de caixa.

#Dica 7: Converse sempre com os demais colegas empreendedores. Sempre existe a possibilidade de aprender algo que está dando certo em outro modelo de negócio ou até mesmo ajudar, demonstrando ações que você aplicou e colheu bons resultados.

E lembre-se, inicie com ações básicas. Mantenha-se atento e focado, afinal o cenário empresarial está mudando e os empreendedores que são capazes de se adaptar, estarão melhores preparados para faturar quando a crise provocada pela pandemia se encerrar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here