Convenções para definir os candidatos e coligações devem ser feitas pelos partidos e federações entre 19 e 20 de janeiro
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás determinou a realização de uma nova eleição para prefeito e vice-prefeito no município de Iaciara, no Nordeste goiano. Data do novo pleito será no dia 5 de março. De acordo com a lei, as convenções para definir os candidatos e coligações devem ser feitas pelos partidos e federações entre 19 e 20 de janeiro.
Depois do primeiro prazo, os nomes definidos devem solicitar o registro até o dia 24 de janeiro e o Cartório Eleitoral da cidade deverá publicar o edital com o registro dos candidatos até o dia 26 de janeiro. A partir disso, começa a correr o prazo de cinco dias para impugnações e apresentação de notícias de inelegibilidade.
Em setembro de 2022, o TRE manteve a sentença do juiz Denis Lima Bonfim, que cassou os diplomas do prefeito, Sebastião Pereira Lima (PL), conhecido como Mano, e o vice, Marcos Pereira de Macedo (Solidariedade), e negou o recurso eleitoral proposto pelos acusados. Isso porque, ambos foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por captar, de maneira ilegal, recursos financeiros durante a campanha de 2020.
Conforme a denúncia, foram identificadas doações por parte dos funcionários da prefeitura de Iaciara, inclusive de alguns que não apresentavam condições financeiras, que totalizaram R$48.140. O valor representa quase metade da quantia arrecadada durante a campanha. A decisão de realizar um novo processo eleitoral aconteceu em novembro.
Por Mais Goiás