Em um dia comum, distante da ameaça de um vírus, falaríamos sobre um tema atual da economia e suas implicações em nosso município. Ocorre que ontem, um fato despertou minha atenção, o decreto que fecha as estradas de acesso a São Luís de Montes Belos e restringe a entrada e saída de pessoas.
Decidi então deixar para próxima semana um artigo que trata do papel da igreja na formação de líderes monte belenses. E comentar um pouco sobre esse decreto emitido pelo prefeito, Major Eldecirio.
Pois bem, amanhecemos nesta segunda-feira sob mais um dia de quarentena. O novo coronavírus (Covid-19) que até meados da semana passada não havia causado o fim das atividades comerciais, resultou no dia 19 seu encerramento por completo.
Fato este que causa preocupação no tocante a economia da cidade. Recebi mensagens de alguns amigos comerciantes que estão apreensivos com o cenário, pois embora estejam com seus comércios e lojas fechadas, as contas e os salários de seus funcionários deverão ser pagos no final deste mês ou no início do próximo. A moeda também possui seu outro lado, e o funcionário de igual modo, sente-se inseguro no tocante a manutenção de seu emprego, e ainda, se conseguirá receber o valor integral de sua remuneração mensal.
E embora o decreto que restringe a entrada e saída de pessoas seja mais um fator complicador a economia da cidade, esta decisão é assertiva quanto a proteção e manutenção de vidas em nosso município, uma vez que, a curva de infectados pelo COVID-19 tende a crescer de forma exponencial nos próximos 15 dias, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.
O cenário mundial contabiliza o número de 335.000 casos confirmados, sendo o Brasil detentor de um pouco mais de 1.500 casos confirmados até a presente data e ainda aguarda o resultado de muitos exames a serem divulgados. Veja a seguir o mapa de infectados em escala global:
Conforme é possível notar a imagem acima, esta pandemia alcançou uma proporção jamais vista nas últimas décadas e sua velocidade de propagação é algo que preocupa a todos. Portanto é importante seguir as instruções das autoridades de nosso município, estado e país. Para que cheguemos mais rápido no final deste momento com todos os nossos entes queridos a salvo e gozando de saúde para retomarmos mais uma vez nossa jornada de trabalho e juntos diminuirmos as percas causadas por este período de quarentena.