O 7º Seminário Científico sobre Agricultura Familiar apresenta 242 trabalhos na Agro Centro-Oeste Familiar 2018. São 242 pôsteres divididos entre os dias 9 e 10 de maio, das 13 às 15 horas. O evento é realizado em São Luís de Montes Belos, com atividades no Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e numa praça pública do município.
De acordo com a coordenadora do evento, Geysa Boaventura, a edição de 2018 é a que mais recebeu trabalhos inscritos até o momento. “Ao todo foram 448 inscritos e 317 trabalhos submetidos, números que superam a edição anterior da Agro Centro-Oeste. Os resumos vieram de vários municípios goianos e de outros estados como Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal”, comenta.
Para Geysa, além do número de inscritos, outras mudanças garantiram um salto de qualidade à atividade. “Conseguimos colocar comissão de três avaliadores para a seleção dos trabalhos e notamos que o foco das pesquisas está ainda mais relacionado à Agricultura Familiar esse ano”, comenta .
Para as estudantes Gabriela Gama e Gabriela Gabam, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Jataí, a iniciativa do seminário é extremamente importante pois estimula a produção científica da área. “Especialmente na nossa região, temos um foco muito grande na produção em larga escala, estando o foco de nosso curso mais voltado a este tipo de cultura. Então é muito bom termos um maior contato com este modelo produtivo da agricultura familiar”, dizem as estudantes.
Além da apresentação dos trabalhos científicos, a Agro Centro-Oeste tem, em sua programação, feira livre, exposição de produtos e serviços da agricultura familiar, salas de seminários temáticos, oficinas e cursos práticos, dias de campo, eventos culturais e visitas técnicas.
(Texto e fotos: Gustavo Rocha Lima | Ascom IF Goiano)