O acúmulo de lixo pelos setores de Firminópolis traz preocupação para a população Firminópolina, o que tem se tornado uma triste realidade para quem reside ou passeia pela cidade.
Por quase todos os setores da cidade a imagem é a mesma, lixos espalhados pelas ruas e calçadas, nos locais é possível observar o amontoado de entulhos, caixas abertas, matos e resto de construções.
Os problemas não param por aí. Segundo um morador da cidade de Firminópolis que não quis se identificar, a coleta de lixo na cidade não está sendo feita regularmente a algum tempo, por isso o acumulo de lixos pelos setores.
O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Esse é um alerta feito por especialistas. Eles afirmam ainda que, com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.
O risco do lixo espalhado pelas ruas é o de acúmulo de vetores de baratas e moscas. Elas podem pousar no lixo e depois nos alimentos que serão ingeridos pela população, e isso provoca diarreias. Com a chuva, o problema é a dengue. Em meio ao lixo espalhado nas ruas, há muito material que pode acumular água. Podendo dar origem a poças de água parada e, assim, se transformarem em um local propício para o desenvolvimento da dengue.
Outra preocupação de alguns moradores da cidade também é a leptospirose que uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, que é encontrada, principalmente, na urina de ratos. Com a chuva, a pessoa que entrar em contato com esse lixo corre o risco de contrair a doença, caso ela tenha um corte na pele, bem como pelas mucosas, como a da boca, por exemplo.
O RATINHO NOTÍCIAS tentou por telefone falar com o Prefeito Jorge da cidade de Firminópólis, mais não obteve êxito, ficando o espaço aberto.
Fotos:
Fotos RN