Escola da Família – EXTINÇÃO DA FIGURA PATERNA

0

“Ouvi-me, vós os que seguis a justiça, os que buscais ao SENHOR. Olhai para a rocha de onde fostes cortados, e para a caverna do poço de onde fostes cavados”. IS.51.1

Tristemente,  vivemos num tempo onde por razões diversas  vem se tentando apagar a figura do pai. A cada dia a dignidade do amor que une o filho ao pai tem sido atacado e distorcido. No tocante a isto, o próprio sistema  jurídico,  tem cometido  recorrentes atuações  erráticas e omissão dos órgãos de justiça das esferas cível e criminal.  

Essa criminalização em torno da figura  paterna vem causando danos irreparáveis aos filhos e aos pais.  Vários fatores na sociedade moderna tem cooperado para uma castração quanto a condição de ser pai. 

Neste século como nunca antes, tem se tentado extinguir  a figura e importância do pai  o qual é, e sempre será  o  princípio referenciador da vida dos filhos. 

Independente do século, época ou geração   , será correto dizer que nenhum filho começa ou termina em si mesmo. 

 Uma vez que o FILHO resolva partir de si mesmo , isto o fará ir de contra a natureza da sua realidade  e existência.  

Em palavras mais claras eu diria que   uma vez extinta a figura do pai na sociedade,  ficará utópica e desnecessária a figura do filho, pois os filhos só  existem porque eles precisam de pais. 

O profeta Isaías trata disso  como o pecado de uma geração que é capaz de  esquecer os seus próprios progenitores. 

 Rocha e poço mencionado no texto , trata- se de Abraão e Sara  Patriarca e Matriarca do povo de Israel.  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here