Adriana Accorsi celebra aprovação da lei que proíbe fogos de artifício barulhentos em Goiás

0

Deputada estadual explicou que barulho de artefatos pirotécnicos causam sofrimentos em crianças autistas e animais

A deputada estadual Adriana Accorsi (PT) comemorou a aprovação da Lei nº 21.657, conhecida por proibir o uso de fogos de artifício e rojões barulhentos. Segundo ela, em conversa com o Jornal Opção, os estrondos causam diversos problemas a populações vulneráveis e a animais. “É uma lei que eu tenho um carinho muito especial porque veio do diálogo com a sociedade”, disse a parlamentar.

“Essa lei foi elaborada a partir do diálogo com as mães de crianças autistas, que sofrem muito com o estampido dos fogos de artifício, e também com grupos que defendem a causa animal. Sendo que muitos animais morreram no ano passado por conta do barulho dos rojões. Então, a nossa proposta foi que fogos com barulho muito alto sejam proibidos”, explicou Accorsi. 

De acordo com a proposta sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, a utilização de quaisquer tipos de fogos de artifício e de artefatos pirotécnicos barulhentos serão proibidos. Assim como qualquer outro rojão que tenha barulho semelhante a tiros em ambientes abertos ou fechados. 

Caso a nova determinação não seja cumprida, o desobediente poderá ter o material apreendido e sofrer uma multa com o valor estabelecido pelo Poder Executivo. Entretanto, a nova lei só valerá depois de 180 dias após a publicação.

Dessa forma, apenas fogos de artifício luminosos e com efeitos de cores, sem barulhos significativos, serão permitidos para serem utilizados. “Pretendemos levar essa ideia para todo o Brasil porque ninguém pode se alegrar com o sofrimento dos outros. Inclusive a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá apenas a utilização daqueles que só tenham luzes, que serão bonitos”, contou a deputada federal eleita. 

Por JO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here