ATR 72-500 da companhia aérea Yeti Airlines estava em aproximação ao Aeroporto Internacional de Pokhara antes do acidente
Um ATR 72-500 da companhia aérea Yeti Airlines caiu neste domingo, 15, próximo ao Aeroporto Internacional de Pokhara, no Nepal. Segundo o jornalista Mukesh Kumar, do canal de televisão indiana Sudarshan News, todos os 68 passageiros e 4 tripulantes morreram no acidente. A tragédia foi considerada o pior acidente aéreo do país nos últimos 30 anos.
Parte do momento do acidente foi gravado em um vídeo que circula pelas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o avião já em baixa altitude e com o trem de pouso abaixado. Na sequência, com o nariz levantado, o turboélice fez uma guinada para a esquerda antes de cair em uma área povoada. Não há informações sobre mortos ou feridos em solo.
Com 72 pessoas a bordo, o avião havia decolado de Katmandu, capital do Nepal, e estava em aproximação à Pokhara. Dentro da aeronave estavam 57 nepaleses, cinco indianos, cinco russos, dois sul coreanos, um argentino, um australiano, um francês e um irlandês.
Video of what seems to be moments before the crash of Yeti Airlines🇳🇵 ATR72 carrying 72 passengers near Pokhara Airport#aerowanderer #aviation #avgeek #nepal #yetiairlines pic.twitter.com/hk12Edlvpf
— Aerowanderer (@aerowanderer) January 15, 2023
A tragédia ocorrida em Pokhara foi o maior desastre aéreo do Nepal desde dois acidentes ocorridos em 1992, ambos em Katmandu. O primeiro foi o voo 311 da Thai Airways International, no qual um Airbus A310 colidiu com uma montanha durante a aproximação ao Aeroporto Internacional de Tribhuvan e deixou 113 mortos.
Semelhante ao primeiro caso, o segundo acidente ocorreu em menos de dois meses após e deixou 167 pessoas mortas. O voo 268 da Pakistan International Airlines também estava em aproximação para Katmandu quando o Airbus A300 colidiu com uma encosta de morro. Após os casos, a segurança aérea da região foi completamente reestruturada.
Por JO