Campanha contra a venda de álcool e cigarro para crianças e adolescentes mobiliza municípios de Sanclerlândia, Córrego do Ouro e Buriti de Goiás

0
A portrait of angry kid boy with curly hair showing stop gesture. Children and emotions concept

Mais de 30 representantes de órgãos parceiros do Ministério Público de Goiás (MPGO) em Sanclerlândia, Córrego do Ouro e Buriti de Goiás prestigiaram a cerimônia virtual de lançamento da campanha contra a venda de álcool e cigarro para crianças e adolescentes nesses municípios.

De iniciativa da promotora de Justiça Ariane Patrícia Gonçalves, a proposta é reforçar o alerta aos comerciantes de que a venda dos produtos a crianças e adolescentes é crime, sujeito à autuação e devida punição. Em relação aos pais, o objetivo é conscientizá-los sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas e cigarro pelos filhos.

A promotora agradeceu o amplo comparecimento dos integrantes da rede de proteção dos três municípios, destacando a importância de cada um para o sucesso da iniciativa. “Sempre penso em como podemos impactar positivamente com o nosso trabalho. Acredito e conto com o engajamento de todos. E o fato de estarem aqui demonstra esse comprometimento”, afirmou. Ela também agradeceu o apoio institucional recebido para o desenvolvimento da campanha.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno, ressaltou a importância do projeto para a comunidade. “É uma iniciativa que acolhe as necessidades locais. Temos certeza que o MPGO está cumprindo seu papel, pois todos sabemos os malefícios do consumo precoce de álcool e cigarro”, ponderou.

A coordenadora de Projetos Institucionais, Sandra Mara Garbelini, ressaltou a satisfação em trabalhar em questões tão relevantes como essa, de defesa de crianças e adolescentes. “Precisamos cuidar desse público, que ainda está em formação e não pode ser exposto a produtos tão prejudiciais”, alertou.

Campanha começou a ser divulgada hoje no município

Após as falas iniciais, foi feita a exibição de vídeo educativo feito para a campanha. Em seguida, a promotora Ariane Gonçalves explicou que os materiais da campanha consistem no vídeo, referente ao crime da venda de bebida alcoólica; em spots para rádio e carros de som, e cartazes, que serão afixados em vários locais.

Ela acrescentou que, em razão do feriado de carnaval, neste sábado (26/2), será feita uma grande mobilização em Sanclerlândia para que os cartazes sejam colocados em bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas.

O desenvolvimento das peças publicitárias, que poderão ser livremente compartilhadas, foi feito pela Assessoria de Comunicação Social do MPGO. Como forma de impulsionamento, foi criada a hashtag #VamosTodosFazerCaraFeia.

Representantes dos três municípios participaram da solenidade

Compareceram à cerimônia de lançamento da campanha representantes do Poder Executivo de Sanclerlândia, Córrego do Ouro e Buriti de Goiás, das Polícias Civil e Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também conselheiros tutelares e de direitos.

Everaldo José dos Santos, assessor Jurídico do município de Sanclerlândia e representante do prefeito, assegurou apoio à iniciativa, apontando a importância da conscientização sobre os malefícios do álcool e do cigarro. “Além de ser crime, precisamos zelar pelo bem-estar das crianças e adolescentes. Quem ganha é o município e a sociedade”, observou.

O conselheiro tutelar de Sanclerlândia Francisco Reginaldo Sousa ponderou sobre a necessidade de conscientização também dos pais e responsáveis. O subcomandante do Colégio Militar 5 de Janeiro, capitão Guttemberg Gomes da Silva, afirmou que os adolescentes são um público sedento por conhecimento. “Depende de nós repassarmos esclarecimentos, que, por vezes, são desconhecidos da realidade dos pais. Vamos colaborar para a construção de um caminho correto, coerente e vibrante”, acrescentou.

Edima Santos, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Córrego do Ouro, e Vânio de Oliveira, representante da Secretaria de Educação de Sanclerlândia, manifestaram apoio à proposta e elogiaram a iniciativa do MPGO. Todos os demais participantes que falaram sobre a campanha reiteraram a colaboração em suas áreas de atuação. (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here